As bikes hoje tomam conta das ruas, elas saíram dos passeios de domingo, dos parques e agora são usadas para ir e vir ao trabalho, estão por todos os lugares. Hoje, é o meio de locomoção mais eficiente e rápido para as grandes cidades.
Grande parte das pessoas que adotaram as bicicletas como queridinhas no seu dia a dia, passam por um período de adaptação, ao andar em ciclovias e em ruas muitas vezes movimentadas.
Ao seguir algumas regras, é possível andar com mais segurança e tranquilidade, aproveitando o que de melhor as bikes tem para oferecer, confira:

1 – Revise sua bike e use capacete
Mantenha sua bike com a manutenção em dia para evitar acidentes. Também é importante que você use os acessórios de segurança, como o capacete. O uso do capacete não é obrigatório por lei, mas é um item de segurança fundamental, isso o torna um ciclista consciente.

2 – Mantenha a atenção
Evite movimentos bruscos e fique sempre atento à aproximação de outros ciclistas. Peça licença se necessário, agradeça quando precisar, seja um ciclista gentil.

3 – Não tenha pressa
Mantenha um ritmo constante e não tenha pressa. Quanto maior a velocidade, maior o risco de causar acidentes. Siga o fluxo, mantenha uma velocidade adequada e que ofereça segurança para você, para outros ciclistas e para os pedestres

4 – Respeite as regras de trânsito
Quem anda de bike também deve respeitar a sinalização, todos devem fazer a sua parte.. Não fure sinais vermelhos, um carro pode aparecer em alta velocidade e você pode não conseguir desviar a tempo.

5 – Sinalizar é o mais importante
Ao andar de bike, é importante que motoristas na rua saibam quais serão suas atitudes. Sinalize sempre seus movimentos com as mãos, conforme imagem abaixo:

6 – Nunca ande na contramão na ciclofaixa
A regra vale para todos, nunca ande contra o fluxo. Também não realize ultrapassagens, o risco de acidente se torna ainda maior.

7 – Não use fones de ouvido
Muita gente gosta de ouvir música enquanto anda de bike. Deixe isso para quando estiver passeando no parque. Os fones de ouvidos não são recomendados no seu trajeto diário, já que alteram a percepção, afetam um dos seus principais sentidos (audição) e podem acabar causando acidentes.

8 – Não pare sem avisar
Ao parar você pode tirar uma mão do guidão e sinalizar o gesto de subir e descer, para indicar que está reduzindo a velocidade e que irá parar. Evite parar no meio das ciclovias, caso precise, pare no canteiro central.

9 – Calçada é para pedestres
Caso precise andar pela calçada ou atravessar na faixa de pedestres, a lei determina que o ciclista deve cruzar a via empurrando a sua bicicleta. Os pedestres que estão de costas para você podem se movimentar e acabar entrando no seu caminho sem perceber. Pedale sempre na via.

10 – Observe o movimento dos motoristas
Observe o movimento dos carros, você agora faz parte do trânsito de outra forma. Olhe para trás, veja se o trânsito está parado, fique atento ao posicionamento e movimento dos carros ao seu redor, use toda sua visão e audição. E muito cuidado com possíveis aberturas de portas de carros estacionados.

A melhor dica que podemos dar é ter cuidado e atenção na hora de pedalar. Seja um ciclista gentil e agradeça por não precisar enfrentar o engarrafamento todos os dias. E se precisar de uma ajudinha, alugue uma bike elétrica com a E-Moving!! =)

COMPARTILHAR: