Você imaginava, há 10 anos atrás, que uma tela iria fazer você fugir do trânsito?  

O Google Maps e Waze já fazem parte do cotidiano de todos. São Paulo, por exemplo, é a cidade com maior número de usuários do Waze no mundo. São mais de 3,5 milhões de usuários ativos.  

Mas fora a funcionalidade primária de oferecer as melhores rotas para escapar do trânsito, recentemente ambos os serviços lançaram novas opções que com certeza vão mudar a forma com que você realiza algumas tarefas do seu dia a dia. 
 

Confira abaixo 6 novas funcionalidades do Google Maps e Waze que pouca gente está aproveitando.  

 

Waze 

Fala que eu te escuto  

 Uma novidade que vai deixar muitos motoristas com um sorriso no rosto é o novo comando de voz do aplicativo.  

Semelhante ao “Hey Siri” e “Ok Google”, o usuário pode agora usar o comando “Ok Waze” para que o App “escute” e execute os próximos comandos, sem a necessidade de tocar no smartphone. Com esse recurso o motorista pode iniciar uma corrida, adicionar uma nova parada em um percurso já iniciado, enviar relatórios ou fazer uma prévia da rota.  

A novidade promete trazer mais segurança às ruas mantendo o foco do motorista na estrada. Esse recurso, por enquanto, está disponível apenas na língua inglesa, mas os brasileiros podem usufruir dele arranhando o inglês. 
 

Aqui é Trabalho  

 A recém parceria do aplicativo Waze com a Secretaria Municipal de Mobilidade e transportes e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) promete trazer um alívio a um problema frequente da capital Paulistana. Os semáforos quebrados.  
 A iniciativa, que faz parte do programa “Connected Citizens”, irá ajudar a Prefeitura a consertar os semáforos quebrados com base nos reports feitos dentro do aplicativo.  
 

Versão duas rodas 

Agora os motociclistas possuem um modo específico dentro do Waze. A novidade oferece rotas otimizadas para quem está sobre duas rodas, baseando-se em caminhos utilizados por outros usuários motociclistas.  

Para ativar esse modo, o usuário precisa ir até configurações, clicar em navegação, e “tipo de veículo”, escolhendo o modo “motociclista”. 

 

Extra: Faixas exclusivas para quem dá carona

 Exatamente isso que você está pensando. O serviço ainda não está disponível no Brasil, mas em países como Estados Unidos e Canadá, que possuem as HOVs (High-Occupancy Vehicle, ou faixa para veículos com mais de um passageiro), o Waze irá oferecer rotas otimizadas para aqueles que oferecem carona. 
 

 

Google Maps 

 Rotas com acesso para Cadeirantes   

Segundo o próprio blog oficial do Google Maps, “o aplicativo foi desenvolvido para ajudar as pessoas a navegarem e explorarem o mundo, promovendo direções, para que cheguem aos seus destinos por carros, bicicletas, a pé ou transportes públicos”. 
 

Porém sabemos que, muitas vezes se movimentar pelos centros das grandes cidades pode ser difícil, e para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, o desafio é maior ainda. Por isso o Google Maps lançou agora no último mês de março, rotas especiais para esse público, fornecendo informações sobre quais estações, pontos de ônibus ou rotas possuem acessibilidade.  

Essa ferramenta já está funcionando nas grandes metrópoles mundiais e em breve o Google promete trazê-la para o Brasil.  

 

Coma mais e espere menos  

No ano passado o aplicativo Google Search começou a inserir o tempo de espera na fila dos restaurantes. Porém agora a praticidade promete ser ainda maior.  

Em parceria com o Restorando (plataforma de reservas de restaurantes) o Google Maps lançou uma função para que os usuários brasileiros reservem suas mesas de diversos restaurantes diretamente no App. 

Essa função já pode ser usada por usuários de IOS e Android e já possui cerca de 700 estabelecimentos cadastrados no país, graças a plataforma de reservas.  
 

Perguntas e Respostas 

Agora é possível fazer perguntas em tempo real sobre determinados estabelecimentos diretamente no aplicativo. O Google já fornece algumas boas observações sobre diversas localidades como acessibilidade, horário de pico, se possui opções vegetarianas no cardápio ou se possui um bicicletário, por exemplo.  

Porém agora é possível que você faça qualquer tipo de pergunta. Isso acontece graças ao perfil colaborativo do app. Ao fazer uma pergunta sobre uma determinada localidade, o Google envia uma alerta ao dono do estabelecimento ou para os Local Guides que respondem de forma incrivelmente rápida.  

Obs: Um dos colaboradores aqui da E-Moving é um Local Guide e confessa que responde grande parte das perguntas que chegam a ele de forma quase espontânea. 
 

Extra: O Google, um excêntrico assistente

Não é de hoje que admiramos as brincadeiras desenvolvidas pelo Google, quem não se lembra do jogo do dinossauro quando está sem internet ou do “Do a Barrol rol”.  

No último mês de Março o Google Maps permitiu que o usuário navegasse pela cidade usando o Mário Kart.  

A brincadeira dessa semana, que começou com o “Dia da Mentira”, trouxe uma surpresa especial para os usuários. Quando ele abria a ferramenta do Google Maps o personagem Wally (sim, isso mesmo que você está pensando) aparecia na tela do celular e logo em seguida sumia. A missão por tanto era vasculhar o mapa da região e descobrir Onde Estava Wally. 

Então, o que achou dessas funções “escondidas”do Google Maps e Waze. Já usava alguma delas? Conta para a gente!