A campanha sobre o Maio Amarelo é um movimento muito importante para quem realiza o aluguel de bicicletas, mas, em geral, essa campanha está ligada com respeito e responsabilidade no trânsito.

É inevitável falar sobre esse movimento e não citarmos os acidentes que acontecem diariamente pelo Brasil. Conforme os dados da pesquisa do seguro DPVAT, sobre os acidentes de trânsito no ano de 2020, de janeiro a março, antes da implementação das medidas de isolamento no país, o Brasil registrou 89.028 acidentes de trânsito, concluindo que, houve 14,3 mil registros a mais que no mesmo período de 2019 (74.699).

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro dos assuntos referentes ao aluguel de bicicletas elétricas em São Paulo e em outras regiões.

Os riscos que ciclistas correm no trânsito

Vale ressaltar que esse marco foi antes do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, e mesmo assim, os acidentes de trânsito continuam figurando como a segunda maior causa externa de morte no Brasil.

Por isso desenvolvemos um e-book com dicas essenciais para garantir a segurança do ciclista. Um material completo que informa os itens de segurança necessários, como agir em caso de acidente e outras dicas práticas fundamentais para tornar a pedalada mais segura e consciente.

Indo um pouco mais a fundo nessas pesquisas, não podemos deixar de citar os riscos que as pessoas que andam de bike elétrica correm. A quantidade de atropelamentos de ciclistas cresceu 45%, passando de 1.064 óbitos em 2012 para 1.545 em 2018, conforme a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

A importância do Maio Amarelo

É através desses números e dessas pesquisas que é importante termos um mês de conscientização sobre o assunto. O objetivo da ação é promover a empatia, a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

Quando centralizamos o assunto somente para o público que busca o aluguel de bicicleta elétrica, isso é ainda mais importante, afinal, os cuidados devem vir de todos os lados, principalmente, de veículos que são mais atingidos e maioria nas pesquisas citadas anteriormente.

O que é Maio Amarelo e qual a importância para quem realiza o aluguel de bicicletas?

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e é baseado em uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária e que visa reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

Esse ano teremos várias ações digitais (por conta da pandemia) com o tema voltado para: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” — e salva mesmo, não é?

Sabemos a importância de estar atento a todos os detalhes ao andar de bicicleta elétrica, e principalmente, ter responsabilidade sobre velocidade, respeitar as faixas de uso exclusivo para ciclistas, uso de capacete, sinalização noturna, entre outras ações indispensáveis.

Essas são atitudes de ciclistas conscientes e você pode encontrar mais recomendações no material Segurança ao Pedalar.

Conheça a E-Moving

Você é do tipo de pessoa que se preocupa com a mobilidade urbana e qualidade de vida? Conheça a E-Moving! Ajudamos você a ter mais qualidade de vida oferecendo a assinatura de bicicletas elétricas!

Saiba mais entrando em contato conosco!