No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e anualmente, desde 1974, as Nações Unidas organizam um evento para conscientizar a população mundial e promover ações a favor da preservação do planeta.

A temática central do evento deste ano é a “restauração dos ecossistemas” e o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 que tem como objetivo deter a degradação dos ecossistemas e restaurá-los para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Qual a importância da sustentabilidade?

A sustentabilidade está diretamente relacionada com a manutenção dos ecossistemas. Ao longo do tempo, o meio ambiente sofre mudanças naturais e impactos das ações humanas; e para garantir a saúde dos sistemas ecológicos é preciso atitudes sustentáveis. 

Outro termo importante e que complementa o conceito de sustentabilidade é o desenvolvimento sustentável. Este é um conjunto de atitudes, e modo de consumo da população, que supre as necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras.

Parece complexo, né? Mas o mais importante mesmo é sabermos como podemos fazer a nossa parte e ajudar na preservação do meio ambiente. 

5 maneiras de preservar o meio ambiente

1- Reciclar e reutilizar

Quem nunca ouviu falar dos 3 R’s? Reciclar, reutilizar e reduzir são as palavras mágicas e fundamentais para a preservação do meio ambiente. É muito importante fazer a separação correta do lixo, não jogar lixo nas ruas, usar sacolas reutilizáveis, produtos recicláveis e até doar roupas que não usa mais.

Assim reduzimos a quantidade de lixo no planeta e economizamos recursos naturais, pois não será necessário produzir um novo produto.

2- Economizar água

Já pensou que um vazamento na sua casa pode estar desperdiçando litros de água? Pois é! Além de verificar vazamentos, diminuir o tempo do banho, não lavar calçadas e carros com água corrente, e reaproveitar a água da chuva ou da máquina de lavar são atitudes simples para evitar o desperdício de água.

3- Utilizar bike elétrica

Segundo Pesquisa de Mobilidade Urbana do Metrô de São Paulo, 60% dos paulistanos se deslocam em um raio de até 5km para cumprir seus compromissos. Utilizar carro numa distância tão curta sai muito mais caro do que alugar uma bike elétrica, sabia?

Além disso, os carros emitem gases poluentes para a atmosfera, como o CO², e contribuem para o aumento da poluição no planeta.

4- Comprar apenas o necessário

A compra exagerada de produtos aumenta o lixo no planeta e a exploração dos recursos naturais. Para mantermos o equilíbrio do ecossistema e ajudar o meio ambiente é essencial nos questionarmos: eu realmente preciso disso?

5- Economizar energia

Muitas vezes, ainda mais nesse período de home office, ligamos vários aparelhos ao mesmo tempo sem perceber, né? Por isso é importante analisarmos se todos os itens que estão ligados realmente estão em uso ou só estão gastando energia.

Apagar a luz, diminuir o uso de ar-condicionado e aquecedores, e até trocar o tipo de lâmpada ajudam a economizar energia – a luz LED é a mais econômica do mercado. E não se preocupe, ao carregar a bateria de lítio da sua bike elétrica da E-Moving, o custo é de R$0,15 por carga!

Esses são alguns comportamentos diários, práticos e simples que podemos incorporar na rotina para colaborar com o meio ambiente. Que tal começar agora assinando uma bike elétrica? Junte sua energia com a nossa e faça parte desse movimento sustentável.