Atualmente, cuidar da saúde física e mental é extremamente importante e muitas vezes é preciso mudar os hábitos para garantir uma vida mais saudável. Por isso que hábitos saudáveis são essenciais para melhorar o bem-estar, a qualidade de vida e até a satisfação profissional e pessoal.

Segundo uma pesquisa feita no Brasil pela Proteste, 80% dos entrevistados consideraram a boa alimentação e prática de atividades físicas importantes, porém 40% afirmam não se exercitar diariamente.

De acordo com outra pesquisa, realizada pela MindMiners, sobre alimentação saudável, 40% dos entrevistados se consideram saudáveis, porém 20% afirmam não adotar hábitos saudáveis.

Mas afinal, o que são hábitos saudáveis?

Hábitos saudáveis são comportamentos diários que você inclui na sua rotina e dedica um determinado tempo para executá-los. Como um compromisso, um estilo de vida benéfico para a sua saúde, que você repete regularmente até o seu cérebro se acostumar.

  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Cuidar da saúde mental;
  • Cultivar boas interações sociais.

Estes são alguns exemplos de hábitos saudáveis para garantir o “completo bem-estar físico, mental e social”, que, segundo a OMS, é o que define saúde. Dessa forma é possível ter mais qualidade de vida e melhorar a rotina.

Como hábitos saudáveis impactam na qualidade de vida?

Escolher uma rotina mais saudável impacta diretamente na qualidade de vida. Substituir o carro por uma bike elétrica, por exemplo, melhora o humor, promove contato com a natureza e incentiva a atividade física.

Sendo assim, veja com mais detalhes 5 impactos que hábitos saudáveis promovem na rotina:

1- Estimula o cérebro

A saúde do cérebro é fundamental e diversos fatores podem colaborar para o seu funcionamento. Certamente uma alimentação balanceada, exercícios físicos e períodos de relaxamento são os principais.

A atividade física estimula o cérebro a ter boa memória e aumenta as sinapses. E os períodos de descanso são fundamentais para reduzir o estresse.

2- Aumenta a disposição

Segundo Amilton Vieira, professor de Pós-Graduação em Educação Física da UnB: “Do ponto de vista emocional, quem está ativo diminui a ansiedade e o estresse, e aumenta a autoestima e a disposição para fazer tudo no dia a dia.”

Isso acontece porque durante os exercícios são liberados hormônios que promovem satisfação e bem-estar. Por isso, manter esportes e/ou atividades físicas na rotina é tão importante.

3- Controla o peso

Naturalmente, muitas pessoas escolhem hábitos saudáveis com a intenção de controlar o peso. Porém essa é apenas uma das vantagens de melhorar os hábitos.

Inclusive, manter o peso sob controle evita doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. E também afeta a qualidade do sono, podendo diminuir a disposição ao longo do dia.

4- Evita doenças

Além das complicações citadas acima, adquirir bons hábitos pode prevenir ou minimizar transtornos psicológicos como burnout, ansiedade e depressão.

Escolher alimentos mais saudáveis reforça o sistema imunológico. Por outro lado, escolher pedalar ao ar livre ou uma caminhada melhora a saúde mental e até a produção de vitaminas e hormônios.

5- Melhora o humor

Do mesmo modo que uma boa alimentação e a prática de exercícios evitam doenças, a inclusão desses hábitos saudáveis na sua rotina também melhora o humor.

Por meio de relatos de clientes da E-Moving, percebemos como andar de bicicleta elétrica afetava positivamente o humor dos ciclistas. O contato com a natureza, a conexão com a infância e a sensação de liberdade com o vento no rosto são alguns dos motivos que tornam a assinatura de bicicleta elétrica uma ótima opção para incluir na lista de hábitos saudáveis.

______

Referência: Texto Blog FIA