5 alternativas de transportes sustentáveis

5 alternativas de transportes sustentáveis

quinta-feira, dezembro 09, 2021

Um dos grandes desafios diários de quem vive nos grandes centros urbanos é a mobilidade urbana, o estresse do trânsito e a rotina exaustiva até o trabalho não traz nenhum benefício à saúde, ao contrário são extremamente prejudiciais. 

Por isso, tornou-se cada vez mais importante pensar em novas maneiras de transitar pela cidade a partir da ótica da sustentabilidade. 

Pensando nisso, listamos 5 alternativas de transportes ecológicos e sustentáveis que podem fazer toda a diferença no seu cotidiano e que impactam positivamente o meio ambiente.

Como isso impacta o meio ambiente?

Como sabemos, quando ocorre a queima de combustíveis fósseis são liberados diversos poluentes, dentre eles, o dióxido de enxofre, isso prejudica não apenas a qualidade do ar, mas também a saúde das pessoas, além de contribuir para o aumento do efeito estufa e consequentemente para o aquecimento global.

Diante disso, surge a necessidade de adotar novas ações mais conscientes e que beneficiem o meio ambiente, cada vez mais pessoas têm se preocupado em ser ecofriendly e utilizar novas opções de transportes. 

Neste artigo, você verá como pode ajudar o meio ambiente com ações simples e práticas, confira!

Bicicletas

Você sabia que a bike foi criada em meados do século XIX e nunca saiu de moda? Ao contrário, na atualidade elas têm ganhado cada vez mais adesão, usar a bike como meio de transporte traz diversos benefícios, faz bem à saúde física e mental, além de potencializar a sua qualidade de vida.

Andar de bicicleta te permite ver a cidade sob outra perspectiva, quando você escolhe o ciclismo contribui positivamente para o meio ambiente, já que elas não emitem nenhum tipo de poluente e quase não fazem ruídos, inclusive, diversas empresas perceberam que pedalar traz diversas vantagens para empresas e colaboradores.

Sem dúvidas, quando você elege o ciclismo como um estilo de vida todos ganham e o meio ambiente agradece!

Carros Elétricos

Nos últimos anos, a criação dos carros elétricos ganhou destaque por ser uma nova opção de transporte sem a emissão de gases poluentes e obviamente por não necessitar de combustíveis fósseis.

Apesar dessa ser uma opção válida, não é tão barata quanto a bicicleta, que sem gastar muito é possível ter uma, no caso dos carros elétricos o custo é bem elevado, mas que não causa prejuízos ao meio ambiente num comparativo aos carros tradicionais.

Transporte público

Usar o transporte público é uma realidade para milhares de pessoas, apesar de não ser a alternativa mais confortável, esse meio de transporte também pode ajudar na redução do número de veículos nas ruas, afinal, num único ônibus é possível acomodar dezenas de pessoas e por incrível que pareça ele é mais seguro num comparativo aos carros e motos, além disso, diversas empresas têm se preocupado com a questão dos poluentes e substituído veículos antigos por alternativas mais ecológicas.

Quando o assunto é transporte público os ônibus não são a única opção, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte é possível contar com uma boa malha viária de trens e metrôs que também são válidos enquanto alternativa de locomoção, dependendo do horário é possível até ir sentado. 

Carro compartilhado

O compartilhamento é uma tendência no campo da economia colaborativa e isso abrange também o deslocamento cotidiano, você já pensou na ideia de compartilhar o espaço do carro com colegas de trabalho ou pessoas que estão indo para o mesmo destino?

Essa prática não é algo totalmente novo, ao contrário, atualmente existem plataformas que conectam pessoas em busca de uma carona, em contrapartida, a pessoa que irá viajar com você custeia um valor X. 

Além da economia com combustível e outros gastos, você terá a chance de ajudar a reduzir o transporte individual conectando-se com pessoas que também partilham da mesma preocupação central; o meio ambiente. 

Bom para o seu bolso e para o planeta, vale a pena pensar nessa ideia!

Caminhada

Dentre todas as opções essa é uma das mais simples de colocar em prática, afinal, você só precisa do seu próprio corpo, além desse ser o modo mais simples de se locomover.

Os benefícios da caminhada são inúmeros, inclusive, caminhar é tão antigo quanto a própria humanidade, não é o meio de transporte mais veloz, entretanto, assim como as bikes, essa pode ser uma forma de praticar uma atividade física e investir na sua qualidade de vida e economizar aquela grana.

Você já avaliou quanto tempo do seu dia está dedicando para algo que faça bem à sua saúde? Que tal começar mudando seus hábitos diários com algo prático e fácil, basta ter um tênis confortável e vontade de mudar. 

Nem sempre é necessário utilizar o carro para atividades cotidianas como ir à padaria, repense esses momentos, comece a fazer esses trajetos de bike ou caminhando, certamente, você verá os reflexos dessa mudança nos seus níveis de bem-estar.

Tão importante quanto mudar e causar impactos que ajudem a construir um planeta mais sustentável para todos que vivem nele. Faça escolhas mais conscientes, isso fará toda diferença para o meio ambiente!

O que você achou dessa publicação?

0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.