Viver e trabalhar nos grandes centros urbanos no Brasil é um desafio diário, as cidades de maneira geral enfrentam diversos problemas, inclusive de mobilidade urbana, quem já andou de metrô nos horários de pico sabe que não é fácil. 

Nos últimos anos, cresceu o número de pessoas adeptas a bicicleta como uma nova alternativa de meio de transporte, com isso, também surgiram novos projetos de criação de ciclovias e espaços mais seguros para essas pessoas transitarem. Esse é um hábito saudável que deve ser incentivado, não apenas como uma opção de lazer, mas também como um novo estilo de vida e uma maneira diferente de se relacionar com a cidade.

Bike no trabalho: é uma boa ideia?

No âmbito do trabalho, está cada vez mais claro que as empresas também estão preocupadas com a qualidade de vida e a saúde de seus colaboradores, afinal, cuidar das pessoas é fundamental para qualquer empresa, o colaborador é o maior ativo que uma empresa tem, por isso, é essencial promover ações que incentivem o funcionário a adotar práticas sustentáveis e saudáveis, mostrar a bike como uma alternativa de meio de transporte em potencial é uma maneira de fazer isso e tem muitos benefícios para ambos os lados.

Utilizar bicicletas como meio de locomoção traz muitos benefícios, pois, o ato de pedalar é considerado uma atividade aeróbica, pedalar diariamente contribui para a melhoria da sensação de bem-estar e auxilia na redução do estresse, mas vai muito além disso, as vantagens dessa mudança beneficiam pessoas, sociedade e claro, o meio ambiente. 

Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o tema, confira.

Benefícios para os colaboradores

Indivíduos que utilizam a bike como transporte para ir ao trabalho ainda não são uma maioria, pois, toda mudança de hábito leva tempo, mas uma coisa é fato, dirigir diariamente ou utilizar o transporte público como meio de deslocamento não traz benefícios para sua saúde, sobretudo, num contexto onde o tempo de deslocamento é cada vez maior e o alto custo dos combustíveis torna cada vez mais inviável utilizar o carro. 

Para entender melhor a importância de incentivar o uso da bicicleta, listamos os principais benefícios da locomoção por bikes para os colaboradores, confira!

Qualidade de vida

A ciência estuda há anos os principais benefícios de andar de bicicleta, dentre eles, destaca-se a redução do estresse e o sentimento de solidão. Num estudo realizado na Europa, com um público de 3,5 mil pessoas, constatou-se uma melhora significativa na saúde e no bem-estar das pessoas que utilizam a bicicleta como transporte para ir ao trabalho.

Aumento da produtividade e motivação

Não é segredo que a prática contínua de atividade física melhora o humor e a disposição, ou seja, quando o colaborador adere ao meio de transporte também tem sua saúde impactada positivamente, como resultado existe um aumento na produtividade e na motivação.

Além disso, quando as pessoas estão mais felizes transmitem essa motivação aos demais colegas da equipe e tornam-se verdadeiros fãs da sua marca, isso fica evidente nas pesquisas de clima organizacional.

Praticidade e facilidade

Nos horários de fluxo de carros, o congestionamento deixa as pessoas estressadas, essa é uma realidade em grande parte das capitais do Brasil, sendo assim, usar uma bike como meio de transporte irá proporcionar mais agilidade e acessibilidade aos colaboradores, afinal, quem é que não quer fugir do caos do trânsito e aproveitar a cidade com mais conforto e qualidade.

Além disso, ainda promove uma redução de custos com estacionamento, vale-transporte ou auxílio combustível, em resumo, faz bem para saúde e para o bolso também.

Redução do turnover

A taxa de turnover é um dos indicadores mais importantes para área de gestão de pessoas, ela mostra a porcentagem de funcionários que deixam de fazer parte de uma empresa depois de um certo período. Muitas empresas têm altos índices de turnovers em função da alta rotatividade de pessoas num curto espaço de tempo, enquanto outras organizações conseguem manter funcionários por décadas.

Com isso, tornou-se cada vez mais importante cativar e reter os talentos, as pessoas estão cada vez mais interessadas em empresas que tenham programas que garantam a qualidade de vida e promovam bem-estar.

Portanto, ir de bicicleta para o trabalho representa um grande progresso em relação à qualidade de vida dos indivíduos, já que a prática deste tipo de exercício produz endorfina melhorando a sensação de bem-estar, conforto, diminuição de dores articulares e musculares, disposição, estado de humor e alegria. 

Por isso, vale muito a pena investir numa cultura pautada na saúde das pessoas, isso pode trazer ganhos incalculáveis para sua organização. 

Conte com a E-Moving para te ajudar a mudar a realidade do seu time!