A necessidade das empresas serem ESG

A necessidade das empresas serem ESG

sexta-feira, julho 29, 2022

O que é ESG?

E    ->    Environmental (Ambiental)

S    ->    Social (Social)

G    ->   Governance (Governança)

O conceito ESG está ligado ao universo dos investimentos e do mundo corporativo, se refere às questões ambientais, sociais e de governança na gestão dos negócios. Aspectos econômicos, de transparência e ética se unem em busca de assegurar a competitividade e perpetuidade de uma empresa.

Environmental (Ambiental)

A letra E presente na sigla engloba tudo o que diz respeito à conservação e à redução de impactos negativos ao meio ambiente, como:

aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, gestão hídrica, desmatamento, eficiência energética, biodiversidade, gestão de resíduos, entre outros.

Social

A letra S se refere a todos que participam ativamente ou não dos processos da empresa. São colaboradores, investidores, fornecedores, governo, terceiro setor, comunidades do entorno e demais parceiros comerciais, se refere a:

Diversidade e equidade de gênero na equipe, comprometimento com os direitos humanos e leis trabalhistas, direitos humanos, relacionamento com o entorno, satisfação do cliente, proteção de dados e privacidade, engajamento e segurança dos colaboradores, entre outros.

Governance (Governança)

A letra G se refere aos aspectos de governança e administração do negócio, como crescimento, transparência, comunicação, performance de resultados e questões relacionadas à ética, alguns deles:

Ética e compliance, transparência, gestão interna, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração de executivos, relação com entidades governamentais, entre outros.

ESG e sustentabilidade

A importância da sustentabilidade dentro das corporações se refere ao comprometimento da empresa em ao usar recursos naturais, que sejam com responsabilidade, também é investir no bem-estar do planeta diminuindo sua porcentagem e participação em ações que tenham impacto negativo, também é garantir que todos os envolvidos nos processos internos sejam tratados de forma justa.

Com a inserção de práticas sustentáveis ao negócio, a cultura organizacional da empresa é transformada. A sustentabilidade no meio empresarial busca alterar o senso comum dos negócios por um equilíbrio saudável do lucro e impactos no planeta e organização.

O maior estudo sobre empresas e mudanças climáticas foi produzido pela consultoria BSR e abrangeu 8 mil empresas. Segundo a pesquisa, 72% disseram que as mudanças climáticas apresentam riscos e podem afetar de forma significativa suas operações, receitas ou despesas na corporação.

Isso significa que adotar práticas sustentáveis na empresa vai muito além que contribuir com o meio ambiente, mas também favorece a construção de um futuro corporativo mais seguro.

Empresas sustentáveis e mercado

As organizações comprometidas com a causa, são claramente mais bem vistas diante do mercado. De acordo com dados divulgados pela Forbes, 92% dos consumidores afirmam ser mais propensos a confiar e comprar de marcas que são ambientalmente ou socialmente sustentáveis e conscientes.

Mais uma vantagem que possui grande impacto dentro das empresas são a redução dos custos que podem acontecer a partir de ações, como a de reciclagem, energia e aquecimento solar, aumento da produtividade e colaboradores e acionistas mais satisfeitos.

ESG e mobilidades elétricas

A partir de modais elétricos sustentáveis, a empresa contratante terá duas, das três siglas presentes no ESG, sendo o A (ambiental) e o S (social), contribuindo para a redução do aquecimento global e emissões de carbono, diminuição da poluição do ar e da água, diminuição do desmatamento, relacionamento com o entorno, satisfação do cliente, engajamento e segurança de colaboradores e muitos outros.

As mobilidades sustentáveis, tanto bicicleta como moto elétrica, não utilizam combustíveis para a locomoção e além de serem sustentáveis, as mobilidades também são econômicas: com centavos a bateria é carregada e roda quilômetros.

Atualmente o transporte a partir da queima de combustíveis fósseis é responsável por um quinto das emissões globais de gases do efeito estufa, os automóveis são os maiores vilões do meio ambiente, responsáveis por 72,6% da emissão de gases poluentes.

Só em 2018 foram lançados 17,96 milhões de toneladas de Gases do Efeito Estufa na atmosfera. A cidade de São Paulo, 4º mais poluída do Brasil, teve a qualidade do ar acima do recomendado pela OMS nos últimos 22 anos.

Com uma mobilidade elétrica, 42kg de CO2 deixam de ser emitidos na atmosfera ao substituir o transporte comum por um elétrico durante uma semana.

Conheça a E-Moving!

Atualmente existe para as empresas uma grande preocupação nas responsabilidades sustentáveis da corporação. As práticas ecológicas e sustentáveis em uma empresa podem ser despertadas por diferentes frentes, como visão positiva do cliente e investidores, equiparação com a concorrência, preocupação e senso de responsabilidade ambiental e com o entorno, entre outros.

Independente do motivo, é fato: empresas que possuem práticas sustentáveis são mais bem vistas e saem na frente das demais.

Com uma mobilidade elétrica a empresa terá o ambiental e o social, contribuindo para a redução do aquecimento global e emissões de carbono, diminuição da poluição do ar e da água, diminuição do desmatamento, relacionamento com o entorno, satisfação do cliente, engajamento e segurança de colaboradores e muitos outros.

Implementar uma mobilidade elétrica na sua empresa pode ser o ponto chave para o reconhecimento de sua marca e a E-Moving oferece ESG através de mobilidade elétrica sustentável.

Com sete anos no mercado de mobilidade elétrica a E-Moving vem inovando e transformando a forma de se locomover. Indique para sua empresa e conheça mais sobre os planos de assinatura da E-Moving no site: https://e-moving.com.br/.

Seja sustentável com a E-Moving. Vamos juntos transformar a mobilidade urbana!

O que você achou dessa publicação?

0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.