Como a implantação de ciclovias contribui para o aumento de vendas no comércio
Ciclovias, Mobilidade Urbana, Vantagens

Como a implantação de ciclovias contribui para o aumento de vendas no comércio

O crescimento das ciclovias em grandes cidades como São Paulo levanta questões importantes. Um dos pontos que sempre aparece é a desconfiança e preocupação de empresários e donos de comércio que têm na frente de suas lojas a implantação de uma ciclovia.

É importante pontuar que o cenário ideal é que a implantação das ciclovias conte com um planejamento adequado e com um diálogo com os comerciantes, para que a transição aconteça da melhor forma possível.

Porém, no longo prazo, essa desconfiança dos comerciantes com relação ao resultado de vendas de suas lojas após as ciclovias tende a se transformar em felicidade com o aumento do faturamento.

Isso acontece por um motivo muito simples. São pessoas que compram os produtos, e não automóveis. Um ciclista tem uma probabilidade muito maior de parar em um café ou em uma loja do que quem passa na frente do estabelecimento de carro. Muitas vezes, de carro, acabamos nem percebendo que tem uma loja interessante ou um café aconchegante no nosso trajeto.

E isso está fundamentado por 2 estudos bastante amplos. O primeiro vem dos Estados Unidos e aconteceu após a implementação das ciclovias em Nova York. A pesquisa registrou um aumento de 49% nas vendas do comércio na 9ª avenida após a implementação das ciclovias. Já na avenida Vanderbilt os resultados foram ainda mais supreendentes. Após três anos de ciclovias, comerciantes registraram um crescimento de 102% nas vendas, enquanto na região o aumento foi de 18%. O estudo na íntegra pode ser visto aqui.

Outra pesquisa, realizada em Melbourne, na Austrália, mostra que o espaço de estacionamento de um carro gera para o comércio da cidade cerca de 27 dólares por hora. Já quando esse espaço é transformado em ciclovia e em estacionamento para bicicletas, o faturamento salta para 97,20 dólares por hora (considerando que ao menos 6 bicicletas podem ocupar o espaço do carro). Os detalhes do estudo podem ser vistos aqui.

Como pôde ser comprovado em várias regiões do mundo, as ciclovias trazem benefícios não só para os ciclistas, mas também para o comércio local. Essa deve ser uma das prioridades dos governos e certamente é um dos investimentos com maior retorno, já que têm baixo custo de implantação e a capacidade de influenciar positivamente o trânsito, a felicidade das pessoas e aumentar as vendas no comércio.

Artigos Relacionados