Bicicleta elétrica, convencional e motorizada: quais são as principais diferenças de cada modelo?

Bicicleta elétrica, convencional e motorizada: quais são as principais diferenças de cada modelo?

quinta-feira, dezembro 23, 2021

A primeira bicicleta foi criada há mais de 100 anos, sabia?

Nas últimas décadas as bikes passaram por diversas evoluções e atualmente existem uma gama enorme de opções para todos os gostos. 

Seja qual for o modelo (elétrica, convencional ou motorizada), cada uma das três opções tem particularidades e para te ajudar a entender os principais detalhes e diferenças preparamos um conteúdo destacando as características mais importantes, vale a pena conferir!

Bikes como uma opção de transporte sustentável

Nos últimos anos, cresceu exponencialmente o número de pessoas que aderiu às bicicletas como meio de transporte nas grandes metrópoles do país. O cotidiano de quem vive nos centros urbanos é desafiador, sobretudo em relação à mobilidade urbana.

A bike não é apenas uma opção bem mais econômica num comparativo aos automóveis, mas também uma alternativa mais saudável que traz uma série de benefícios à saúde, além de causar impactos positivos na dinâmica das cidades.

Não é à toa que em diversas capitais é possível encontrar serviços de locação de bicicletas, inclusive, atualmente, muitas pessoas usam as bikes como meio de locomoção ao trabalho, não é à toa que as empresas já notaram que é possível oferecer alternativas de transporte mais sustentáveis. 

Mas afinal, quais são as principais diferenças entre a bike elétrica, convencional e motorizada.

Bike convencional: popular e acessível

Dentre todas as opções essa é a mais comum, elas estão por toda parte, inclusive, você já deve ter visto esse modelo de bicicleta em algum momento.

Mesmo nessa categoria é possível encontrar uma variedade enorme de modelos e opções, inclusive existem alternativas exclusivas para pedalar em áreas montanhosas e regiões íngremes, as chamadas “mountain bikes”. 

Quando o assunto é bike tem opções para todos os públicos, gostos, estilos e orçamentos, como as urbanas, as de estradas e os modelos dobráveis, uma ótima alternativa para quem tem pouco espaço para guardar a bicicleta. 

Dentre todas, as bicicletas convencionais têm um custo mais baixo em relação as demais, são mais fáceis de encontrar, é possível encontrar uma bike de boa qualidade com preços mais acessíveis.

Se você está em busca de uma bicicleta para passeio, o modelo urbano pode ser uma ótima escolha.

Bike elétrica: como funciona?

Você já deve ter visto esse modelo de bicicleta elétrica que vem ganhando espaço, inclusive, em cidades como São Paulo é possível ver esse modelo em diversos pontos da cidade.

Por isso, cada vez mais pessoas têm optado por esse modelo, não apenas pela ótica do ciclismo e dos benefícios à saúde, mas também pela facilidade e rapidez.

Num comparativo as bikes tradicionais, esse modelo reúne algumas vantagens, pois são mais rápidas e práticas e dão aquela ajudinha extra na hora de subir uma ladeira, além de serem muito confortáveis.

Se você tem hábito de ir de bicicleta ao trabalho, essa pode ser uma opção incrível, pois, não é preciso pedalar com tanta intensidade, ou seja, você vai conseguir chegar arrumado ao trabalho, sem perrengue!

Para te ajudar a entender mais sobre a bike elétrica listamos os principais benefícios deste modelo, confira:

  • Fácil manutenção, ou seja, não é difícil encontrar uma bicicletaria caso precise de algum reparo;
  • Mais conforto em situações de subida forte, ventania e baixa condição física;
  • Maior controle sobre o esforço físico, evitando situações de maior intensidade ao pedalar.

Bike motorizada: quais são os diferenciais?

Dentre os modelos apresentados, esse é o que carrega mais especificidades, inclusive, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma bicicleta motorizada é caracterizada como um veículo de duas ou três rodas, que conta com um motor de combustão interna com cilindrada que não exceda a 50 centímetros cúbicos e com velocidade máxima limitada a 50 quilômetros por hora.

Diferente dos modelos de bicicletas elétricas, que também contam com motores, as bikes motorizadas são movidas à gasolina, então não são tão ecológicas e sustentáveis.

No entanto, os modelos de bicicletas motorizadas dispõem da capacidade de fazer trajetos de até 150 quilômetros, claro, com o tanque cheio.

Dúvida: qual modelo escolher?

Depois de conhecer as três opções e as principais características, você precisa avaliar uma série de fatores, não existe uma resposta pronta, é preciso considerar o que é melhor para você. 

Como toda e qualquer decisão, a escolha de uma bicicleta precisa levar em conta as necessidades, o seu estilo de vida e o orçamento disponível. 

Então, seja qual for sua escolha, considere sempre os benefícios à sua saúde física e mental, afinal, qualidade de vida é um elemento vital para o seu bem-estar.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também:

Vantagens de incentivar o uso da bicicleta como alternativa de transporte

Bicicletas compartilhadas e os benefícios para sua empresa

O que você achou dessa publicação?

0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.