As bicicletas elétricas irão salvar o planeta

As bicicletas elétricas irão salvar o planeta

quinta-feira, maio 12, 2022

Os carros elétricos são uma alternativa promissora para o problema da mobilidade urbana e poluição, entretanto é uma aposta para o futuro, uma realidade de médio a longo prazo. O  principal motivo? O alto custo que os carros elétricos possuem atualmente. 

A popularização do carro elétrico no Brasil depende de grandes investimentos, por parte dos fabricantes, dos governantes que devem oferecer condições adequadas para receber esses automóveis, como pontos de recarga da bateria e até mesmo a melhoria das estradas. 

Uma estimativa é a de que, se todos os veículos fabricados no mundo atualmente fossem elétricos, levaríamos de 15 a 20 anos para substituir a frota mundial de carros do modelo comum atual, a combustão.

Carros elétricos X bicicletas elétricas

Enquanto a democratização do carro elétrico não é uma realidade, outra solução para os problemas urbanos de mobilidade, sustentabilidade e baixo custo é o uso de bicicletas elétricas.

Consideradas como a “nova revolução francesa” segundo matéria publicada pelo El País, houve um aumento de 62% no número de ciclistas em Paris dentro do período de dois anos. Tudo isso graças a construção de centenas de quilômetros de ciclovias pela prefeitura da cidade, só em 2020 foram 170km.

Bicicleta elétrica em São Paulo

Já o uso de bicicletas elétricas em São Paulo pode ser motivado pela cidade ser a maior do Brasil em número de ciclovias, são 699,2 quilômetros espalhados pela capital. Outro ponto de motivação para o uso de bicicletas elétricas em São Paulo é a sustentabilidade: zero emissões de carbono e outros gases poluentes na atmosfera. 

Além dessas vantagens, podemos dizer que a redução no tempo entre os trajetos sem o desgaste dos centros urbanos congestionados e a economia de dinheiro também podem integrar o movimento das bicicletas elétricas em São Paulo. 

Bicicleta elétrica e sustentabilidade

Trocar os carros pelo ciclismo é uma forma que pode ser mundialmente rápida para resolver inúmeros dos nossos atuais problemas de clima, recursos naturais, sedentarismo, estresse e outros. 

Um levantamento feito pela universidade de Oxford, estima que as pessoas que deixam de dirigir para andar de bicicleta em apenas um trajeto por dia reduzem a “pegada de carbono”  em meia tonelada de CO2 em um ano. 

Segundo o professor Christian Brand, especialista em Transporte, Energia e Meio Ambiente da Universidade de Oxford a economia de carbono é a mesma de um voo de Londres para Nova York.

“Se apenas 1 em cada 5 residentes urbanos mudasse permanentemente seu comportamento de viagem dessa forma nos próximos anos,  reduziria em cerca de 8% as emissões de gases de todas as viagens de carro na Europa”, afirmou o professor em publicação no portal The Conversation.

Outro apontamento feito pelo relatório da Universidade de Oxford, aproximadamente metade da queda diária das emissões de carbono durante os lockdowns globais de 2020 foram causados graças às reduções das emissões de transporte

Atualmente as bikes elétricas possuem um alto custo para compra, o que inviabiliza a aquisição para diversos grupos. Pensando nisso, a E-Moving trouxe a solução ideal com a assinatura corporativa de bicicletas elétricas. 

Assinatura de bicicletas elétricas

A E-Moving nasceu com o objetivo de melhorar e até mesmo resolver o problema de mobilidade urbana na cidade de São Paulo proporcionando melhoria na qualidade de vida da população paulistana. 

Com foco e dedicação a tornar os deslocamentos mais fáceis, rápidos e ecológicos, a E-Moving oferece uma experiência única de economia de tempo e dinheiro de forma prazerosa e sustentável com o uso de bicicletas elétricas em São Paulo. 

Desde 2021, a empresa reformulou seu modelo de assinatura de bicicletas para o formato corporativo. Hoje existem inúmeras bicicletas elétricas em São Paulo auxiliando entregadores, promotores e outros, em suas rotinas e demandas diárias. Colaboradores de diversas empresas também têm acesso ao benefício de uma e-bike para utilizar como quiser, sendo ir e voltar do trabalho, realizar tarefas do dia a dia ou como forma de lazer. 

Existe uma infinidade de possibilidades para utilizar uma bicicleta elétrica em São Paulo, e o melhor: sem congestionamento, nenhuma emissão de gases poluentes na atmosfera, com pouco esforço físico e de forma segura, já que além de São Paulo ser a cidade que mais possui ciclovias no país, junto com a assinatura das bicicletas elétricas a E-Moving também oferece proteção contra roubo.

Nos planos de assinatura a E-Moving oferece duas possibilidades, todas pensadas para trazer mais economia, sustentabilidade, qualidade de vida e rapidez nos deslocamentos das equipes dentro e fora das empresas. 

A bicicleta elétrica em São Paulo é uma alternativa positiva a todos que desejam fugir do congestionamento e intenso fluxo de carros da capital. Também é uma forma econômica e rápida, já que não depende de combustível e as manutenções básicas estão inclusas na assinatura da e-bike ou são mais acessíveis quando comparadas a um carro. 

Assinatura de bicicleta elétrica e ESG

Outro incentivo ao modelo corporativo de bicicletas elétricas em São Paulo é que as e-bikes estão alinhadas com as práticas ESG, onde naturalmente há o aumento dos índices de sustentabilidade.

Com bikes elétricas, a empresa terá o ambiental e o social com impacto direto na redução do aquecimento global e as emissões de carbono, a diminuição da poluição do ar e da água, diminuição do desmatamento, haverá o relacionamento com o entorno, satisfação do cliente, engajamento e segurança aos colaboradores, entre outros. 

Pode-se afirmar que atualmente não existe o crescimento de uma empresa sem ESG. As corporações preocupadas em ocupar um lugar relevante no mercado devem sempre estar atentas.

Com os critérios ESG a empresa passa a ter:

  • melhora na gestão de riscos;
  • engajamento e aperfeiçoamento da performance;
  • ações de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente;
  • aprimoramento das operações internas;
  • diminuição de gastos e aumento da lucratividade.

Investidores também têm priorizado as empresas que assumem o compromisso com as práticas ESG pois tendem a causar um impacto relevante na sociedade.

Enquanto a população dos países europeus já entenderam a necessidade de substituir os carros a combustão por uma mobilidade sustentável,o Brasil segue na contramão das ações ambientais deste segmento. Só na cidade de São Paulo 38 microgramas de poluentes por metro cúbico são liberados na atmosfera fazendo dela a 4º mais poluída do Brasil. 

Acesse nosso site e saiba mais como indicar para sua empresa. Faça parte da revolução da mobilidade urbana!

O que você achou dessa publicação?

5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.