Bike elétrica ou comum, qual escolher?

Bike elétrica ou comum, qual escolher?

quinta-feira, junho 09, 2022

Com a chegada da pandemia do Covid-19, as pessoas passaram mais tempo dentro de casa, impedidas pelo vírus de circular pelas ruas e seguir com suas rotinas. Isso acarretou em uma série de reflexões e sentimentos, como dar mais valor a nossa liberdade, aproveitar e querer passar mais tempo ao ar livre, de que ter qualidade de vida, com menos estresse e mais atividade física é importante. 

A saúde mental e do corpo estiveram à frente dos cuidados e preocupações, pode-se acompanhar mais pessoas procurando por parques, praticando atividades ao ar livre, como meditação, exercícios físicos, esportes e muitos outros. As coisas simples tiveram seu valor reconhecido e este é um fenômeno que permanece até hoje, mesmo as flexibilizações e o controle de vítimas pelo vírus. 

As bicicletas também fizeram parte dessa revolução na vida das pessoas, já que este modal foi um dos principais procurados pela população de todas as idades e lugares mundo afora, causando até mesmo uma pane no mercado desse segmento, a procura por bikes foi tanta que em determinado momento não havia mais peças e materiais para comercializar. Aos poucos a produção foi voltando ao normal e tanto a procura, quanto o uso de bicicletas, continua tão alta quanto foi no início do lockdown.

Um modelo que vem ganhando o coração de muitas pessoas e até mesmo empresas é a bicicleta elétrica. Em sua essência, trata-se de uma bicicleta comum, mas com possibilidades e benefícios ainda maiores que a bike que já estamos acostumados. A bike elétrica é uma evolução da bike convencional já que, devido ao sistema elétrico presente, o usuário possui algumas vantagens. 

Benefícios da bicicleta 

A bicicleta é completa quando se trata de benefícios, tanto o modelo elétrico quanto o convencional são uma mobilidade repleta de pontos positivos. Podemos começar falando sobre ser um transporte sustentável e neste ponto, as duas seguem empatadas já que tanto uma quanto a outra dependem do usuário pedalar para se movimentar.

Diferente de qualquer outro meio de locomoção, como carros, motos e até mesmo o ônibus, todos eles dependem de combustível para se locomover e a queima desse combustível é o principal responsável pelos gases poluentes na cidade de São Paulo. A capital paulistana emite cerca de 16 milhões de toneladas por ano de gases do efeito estufa e os carros representam 72% da emissão desses gases. 

Na contramão de toda essa poluição, as bicicletas tanto elétrica como convencionais, além de serem zero emissões de qualquer gás poluidor, o uso da bicicleta ainda diminui cerca de 400 mil toneladas por ano de gás carbônico na atmosfera. 

O efeito estufa é o maior problema do século e com ele, as mudanças climáticas são inevitáveis. Falta de água, temperaturas altas ou baixas demais, enchentes, secas, eventos catastróficos já acontecem e podem piorar em sua grande maioria causada pela poluição dos veículos.

 Bicicleta elétrica em São Paulo

A bicicleta elétrica pode ser considerada como a evolução do modelo tradicional por conta do sistema elétrico e bateria que a e-bike carrega.

Em uma bicicleta elétrica a pedalada gera energia que é armazenada na bateria, é aí que surge a principal diferença entre a bike elétrica e uma convencional. A energia armazenada é utilizada na bike quando se ativa o sistema elétrico e isso permite um esforço físico menor por parte do usuário. 

Com a bicicleta elétrica subir ladeiras ou percorrer grandes distâncias ao longo do dia não é um problema, não causa cansaço, nem causa fadiga muscular ao usuário, a parte elétrica está presente para dar aquela forcinha. Para completar, o modelo de bicicleta elétrica E-Moving também conta com sete marchas, então é pouca força e muita tranquilidade.

Outro aspecto relevante é que a bicicleta elétrica E-Moving atinge a velocidade máxima de até 25km/h conforme regulamentação vigente, sendo o limite permitido. Entretanto a e-bike pode alcançar uma velocidade maior na junção do sistema elétrico com a força física do usuário na pedalada. 

Existem diversas possibilidades para o uso da bicicleta elétrica, para ida e vinda do trabalho, para lazer, como meio de transporte para realizar entregas (delivery, farmácias, entre outros), e até mesmo para grandes plantas e galpões industriais para locomoção da equipe interna ou transporte de mercadorias. 

Pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida também podem utilizar a bicicleta elétrica. Como a e-bike não depende inteiramente da pedalada e da força do usuário,a bike elétrica também pode ser usada por esse público. 

Aluguel de bicicleta elétrica em São Paulo

Para todas essas opções, existe o aluguel de bicicleta em São Paulo oferecido pela E-Moving que atua no segmento de mobilidades elétricas. O assinante da bike pode contar com todos os benefícios de uma bicicleta elétrica e todos os outros serviços oferecidos pela empresa no aluguel de bicicletas em São Paulo, como manutenção preventiva, seguro contra roubo, sistema Leva e Traz e vários outros. 

Outra vantagem é que no aluguel de bicicleta em São Paulo a bike se torna sustentável duas vezes, já que promove a diminuição do consumo e apoia o reuso. As bicicletas elétricas sempre estarão bem cuidadas para futuramente outro assinante poder usufruir de todas essas vantagens, o aluguel de bicicletas elétricas em São Paulo favorece a diminuição do descarte que vira lixo, contribuindo com o meio ambiente em mais um aspecto.

Bicicleta convencional em São Paulo

A bicicleta convencional funciona da forma que a maioria das pessoas das pessoas já conhece e diferente do modelo elétrico, é necessário a força mecânica do usuário para a locomoção. 

Também é um transporte fantástico para contribuir com o meio ambiente e fugir do trânsito, mas pode ser um problema se o usuário for utilizá-la em subidas ou por longos períodos, causando cansaço extremo. 

A bicicleta convencional conta com a facilidade no quesito do custo, já que existem inúmeras marcas e modelos disponíveis no mercado, para todos os tamanhos e gostos. Apesar de inicialmente parecer ser uma vantagem, também se torna uma desvantagem se o seu objetivo é mudar de hábitos e contribuir com o meio ambiente. Quanto mais se compra, mais se descarta e mais lixo é gerado no planeta. 

Ao comprar uma bicicleta convencional o proprietário também precisa assumir todos os custos de manutenção ou danos na bicicleta, diferentemente do caso do aluguel de bicicleta elétrica em São Paulo oferecido pela E-Moving.

O ideal é que o interessado avalie sua real necessidade e opte pelo modelo que mais irá atender suas necessidades.

Conheça a E-Moving 

Com sete anos no mercado de mobilidade elétrica a E-Moving vem inovando e transformando a forma de se locomover. Indique para sua empresa e Conheça mais sobre os planos de assinatura da E-Moving no site: https://e-moving.com.br/.

Seja sustentável com a E-Moving. Vamos juntos transformar a mobilidade urbana!

 

O que você achou dessa publicação?

5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.