A busca por um estilo de vida mais saudável é uma preocupação para grande parte da população brasileira, não bastar viver, é preciso ter qualidade de vida para desfrutar dessa longevidade. 

Dar o primeiro passo rumo a mudança é um desafio para muitas pessoas, mas você já pensou em começar por algo fácil e tangível ao seu cotidiano? 

Pedalar é uma ótima opção, essa é uma daquelas atividades que ao aprender é impossível de esquecer, andar de bicicleta é olhar a cidade e os espaços sob outra perspectiva, além de ser também uma opção de transporte alternativo e sustentável.

Um estudo publicado pelo The Guardian mostrou que pedalar ajuda a manter seu sistema imunológico jovem, além de reduzir o risco de câncer e problemas de coração. 

Vida saudável: por onde começar?

Adotar um estilo de vida saudável traz diversos benefícios para saúde física e mental, e a melhor parte é que você pode começar sua jornada em prol da qualidade de vida a partir de pequenos hábitos diários que podem fazer toda grande diferença para sua saúde.

Como toda e qualquer mudança, é preciso estar atento a mudança em sua totalidade e não apenas sob o aspecto da prática de atividade física, por isso, combine o ciclismo com uma alimentação balanceada, rica em nutrientes junto a prática de exercícios físicos. 

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, listamos as principais vantagens de incluir a bike no seu cotidiano, vale a pena conferir!

Combate a obesidade: pedalar ajuda a emagrecer

O ciclismo é uma atividade física que ajuda na perda de peso, ao pedalar diariamente seu corpo aumenta o metabolismo do organismo, fazendo com que as calorias ingeridas sejam queimadas rapidamente. 

Se você pretende utilizar essa prática como uma alternativa para emagrecer, é fundamental que procure acompanhamento de um profissional que oriente a melhor prática do exercício.

Fortalece a saúde óssea e muscular

Você sabia que pedalar ajuda a melhorar as articulações ajudando o equilíbrio, a coordenação motora e prevenindo a osteoporose? Pois é, ajuda e muito!

Andar de bike é uma modalidade de exercício aeróbico e de resistência muscular, a prática desse tipo de atividade traz melhorias significativas para o corpo, trazendo mais resistência aos músculos, sobretudo para área dos membros inferiores como coxas e panturrilhas. 

Melhora a circulação sanguínea e controla a pressão arterial

Como você já sabe, o ciclismo acelera o aumento do metabolismo e isso traz diversos benefícios para sua saúde física, inclusive para o coração. Com o aumento significativo da frequência cardíaca, o corpo passa a bombear mais sangue para todos os membros. Praticando regularmente esse tipo de exercício, o coração se fortalece otimizando ainda mais a sua função. 

Quando você pedala diariamente também melhora os índices de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares, ou seja, traz ganhos significativos para sua saúde cardíaca.

Existem diversos benefícios para você ao aderir às pedaladas no seu dia a dia. Além de cuidar da sua saúde física, a saúde mental também é beneficiada pela prática desse exercício. 

Não é necessário fazer esforço físico excessivo, pedalar pode ser uma atividade prazerosa e divertida.

Mas lembre-se, além de procurar um profissional especializado que te oriente na prática de esportes, para uso de bicicletas é importante usar os equipamentos de segurança indicados pelo profissional!

Por que é tão importante conciliar a alimentação com o ciclismo?

Ter uma dieta balanceada, saudável e diversificada traz inúmeros benefícios, isso somado a prática de esporte ganha ainda mais importância, por isso, é fundamental fazer boas escolhas na sua alimentação diária, sobretudo, porque isso impacta sua capacidade de desempenho.

Evite a ingestão de pratos pesados e alimentos ricos em gorduras, opte por refeições mais leves, de fácil absorção, seguramente isso irá facilitar todo o processo digestivo. Pedalar após uma refeição pesada pode causar desconforto gastrointestinal, então, avalie suas escolhas.

Na dúvida, procure um profissional especializado, assim você terá acesso a uma dieta personalizada ao seu ritmo e estilo de vida.

Como inserir o ciclismo no seu cotidiano?

Quando o assunto é rotina, tudo depende de condicionar o seu corpo a um novo hábito, por isso é tão importante manter uma rotina para pedalar. Comece devagar, observe seu corpo, seus limites e aprimore o tempo que dedicará ao ciclismo progressivamente.

Pedalar diariamente irá ajudar o seu corpo no processo de compreensão dessa nova rotina, a prática dessa modalidade física aumenta sua resistência muscular e o condicionamento físico.

É fundamental ter em mente que manter uma rotina não significa ultrapassar seus limites, ou seja, se você começou saindo com a bicicleta três vezes na semana, continue com essa frequência, mesmo que em alguns dias você pedale menos do que nos outros. Mantenha seu corpo em movimento!