Como incentivar os funcionários a ter uma rotina mais saudável?
Geral

Como incentivar os funcionários a ter uma rotina mais saudável?

As empresas estão sempre em busca de maneiras para incentivar seus colaboradores, fazendo com que se sintam motivados e felizes dentro do ambiente de trabalho. E é grande a importância da saúde e do bem-estar para que possamos humanizar a vida nas empresas.

Existem muitas maneiras de fazer com que os funcionários levem uma vida mais saudável dentro e fora do trabalho. Vamos começar com algumas delas:

1. O trajeto casa >< trabalho

Esse é um ponto essencial para a saúde mental e física do funcionário. Como ele vai até o trabalho? O percurso é desgastante? Ele enfrenta transporte público lotado?

Uma boa opção é incluir como benefício modais alternativos para que deixem a vida dos colaboradores mais tranquila e com menos estresse. Esses outros modais podem ser desde fretados, caronas e até mesmo as bikes elétricas, ótimas para deslocamentos de médias distâncias.

2. Horários flexíveis

Implementar horários flexíveis ajudam a deixar a rotina mais leve. A facilidade para resolver problemas pessoais pode melhorar muito a qualidade de vida do funcionário. Essa tranquilidade de horários faz com que seja mais fácil colocar na rotina algum exercício físico.

3. Cultura da empresa que beneficie a saúde

Para melhorar a saúde do trabalhador, é importante criar uma cultura organizacional que tenha como foco a saúde e a qualidade de vida da equipe. Abaixo temos algumas dicas que podem ajudar na saúde dos colaboradores:

  • Incentivar a troca do elevador pela escada;
  • Incentivo a beber água;
  • Oferecer frutas da estação;
  • Disponibilizar um espaço para descanso e/ou lazer;
  • Pontuar os colaboradores que realizam atividade física;
  • Atentar-se para a postura no local de trabalho
  • Realizar campanhas de conscientização (antitabagismo, outubro rosa, novembro azul, contra a obesidade, o sedentarismo, etc);
  • Apresentar palestras sobre temas como estresse, depressão, ansiedade
  • Oferecer orientação nutricional;
  • Incentivar a alimentação saudável no trabalho
  • Montar grupos de corrida, caminhada e bikers;

4. Fazer do ambiente de trabalho um lugar agradável

Atualmente, o ambiente de trabalho se tornou um ambiente de solidão. Milhares de pessoas trabalham juntas, mas se sentem sozinhas. Fazer atividades que integrem os funcionários, que os deixem animados e motivados, é essencial. A saúde mental também é muito importante.

Para finalizar…
A empresa deve estar atenta na qualidade de vida de seus colaboradores já que funcionários saudáveis impactam diretamente na saúde de nossa sociedade. É importante estarmos atentos às pessoas ao nosso lado. Quando nos preocupamos com o outro, vemos uma mudança real para o bem no ambiente de trabalho. Vale a pena investir na qualidade de vida daqueles que são tão importantes nas empresas, as pessoas.

Artigos Relacionados