Como o ciclismo está mudando a realidade dos grandes centros urbanos?

Como o ciclismo está mudando a realidade dos grandes centros urbanos?

sexta-feira, janeiro 14, 2022

O crescimento das cidades brasileiras contribuiu para o aumento de carros nas ruas, consequentemente os índices de poluição atmosférica cresceram também, em meio a esse contexto as bicicletas surgem como uma alternativa potente e viável para milhares de pessoas que buscam novas alternativas de locomoção.

Neste artigo, vamos falar sobre o crescente aumento do ciclismo no Brasil e como isso contribui para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Vale a pena conferir esse conteúdo!

Ciclismo no Brasil, uma tendência de mobilidade

O ciclismo tem ganhado cada vez mais adeptos, não é apenas uma maneira diferente de transitar pela cidade, mas também a adoção de um estilo de vida mais sustentável e ecológico.

Nos últimos anos, a adesão pelas bikes cresceram exponencialmente no país, em 2020, as vendas cresceram 66% em São Paulo, com isso, surge também a necessidade de ampliar as faixas e extensões de ciclovias para dar viabilidade a essa demanda crescente.

De maneira geral, parte da população brasileira compreende os impactos do estresse causado pelo trânsito diário, inclusive está preocupada em minimizar esse cenário e ter mais qualidade de vida. 

O ciclismo é uma solução de locomoção para atividades rotineiras, como, por exemplo, ir ao trabalho ou à faculdade.

Na cidade de São Paulo, uma pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com a Rede Nossa Cidade mostrou que 82% dos paulistanos querem mais ciclovias. Esse resultado reforça a necessidade de expandir os investimentos em infraestrutura e garantir um ambiente mais seguro para os ciclistas. 

O uso da bicicleta em atividades cotidianas: será que vale a pena?

Quando o assunto é mobilidade urbana nas grandes cidades do país sabemos que as alternativas de transporte mais tradicionais não dão conta da alta demanda de passageiros. 

Apesar de ser uma alternativa extremamente comum, o transporte público não é confortável e de maneira geral acaba gerando estresse, não é à toa que é possível notar que em bairros com forte presença de centros empresariais existe um fluxo considerável de pessoas que optam por utilizar as bikes, inclusive para trabalhar, além de ser uma escolha mais sustentável, pedalar traz diversos benefícios para saúde, então, não precisa nem comparar com os meios tradicionais de transporte para saber que você será impactado por uma série de vantagens que irão trazer mais agilidade na sua locomoção e bem-estar para sua saúde física e mental.

Dicas para pedalar com segurança

Apesar de ser uma atividade com diversos benefícios, é fundamental que você tenha alguns cuidados, pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a começar essa jornada com tudo, confira!

Segurança em 1º lugar

Pedalar é algo simples, sem complicações, mas que exige um olhar atento para segurança, afinal, é importante garantir que você esteja protegido, por isso, recomendamos que utilize itens de segurança como capacete, apesar de não ser um item obrigatório pela legislação de trânsito, é válido utilizá-lo para minimizar possíveis riscos em casos de acidentes.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), também estabelece o uso de itens obrigatórios para o ciclista, sendo eles: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral, nos pedais e espelho retrovisor no lado esquerdo.

Conheça o seu perfil de ciclista

Para começar a pedalar não é necessário investir num modelo de bicicleta moderno e sofisticado, é recomendável inclusive que você preste atenção no seu estilo de mobilidade, nas suas limitações e sobretudo nos espaços onde você pretende circular, se possível, comece a pedalar em locais conhecidos.

Dessa maneira, você terá uma visão mais clara sobre sua condição física e nível de resistência, conhecer a si mesmo é o que te ajudará a escolher o modelo de bike mais adequado para você.

Inicie sua jornada no seu ritmo, nada de começar pedalar por longas distâncias, seu corpo precisa estar acostumado, isso vai acontecer gradualmente com o tempo e consequentemente sua resistência aumentará.

Como a E-Moving está contribuindo para esse processo?

A E-moving acredita ser fundamental ter opções de mobilidade conectadas com a qualidade de vida, por isso, temos um serviço de mobilidade sustentável e inteligente que pode ser implementado em qualquer organização.

Quer saber como levar essa iniciativa para sua empresa? Converse conosco!

O que você achou dessa publicação?

0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.