Maio Amarelo 2019 – A E-Moving faz parte desse movimento
Dicas, Mobilidade Urbana

Maio Amarelo 2019 – A E-Moving faz parte desse movimento

O que significa maio amarelo?

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Foi criado a partir de uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, baseada em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Ele é um movimento organizado para conscientização e prevenção de acidentes de trânsito, chamando a sociedade, entidades, empresas e o governo para dialogar e alertar sobre o alto índice de feridos e mortos. A ONU fala em poupar 5 milhões de vidas até 2020. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para discutir, engajar em ações e propagar o conhecimento sobre o tema.

 

E por que amarelo?

A cor amarela foi escolhida por representar no semáforo: “atenção”. E neste movimento, o pedido é para que todos se atentem pela vida!
Para cada ano, são criados diversos temas em Maio, todos voltados à segurança no trânsito:

2014: Atenção pela vida

2015: Seja você a mudança

2016: Eu sou + 1

2017: Minha escolha faz a diferença

2018: Nós somos o trânsito

2019: No trânsito, o sentido é a vida

 

Dados sobre o trânsito

Segundo a OMS, em 2009, foram registrados 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes de trânsito em 178 países diferentes – principal causa de morte para jovens de 15 a 29 anos.

Dados apontados pelo Data SUS afirmam que, entre 2005 e 2014, as mortes no trânsito na faixa etária de 0 a 4 anos cresceram 66% no Brasil. Nesse segmento, os óbitos saltaram de 119 para 197 ao ano.

Um levantamento feito pela Seguradora Líder, que administra o DPVAT no Brasil, mostra um quadro comparativo entre mortes causadas por acidentes de trânsito e outras causadas pelos demais crimes violentos.

Em nove estados brasileiros, o trânsito provocou, em 2018, mais mortes do que crimes como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

 

Juntos por um só objetivo!

O maio amarelo surge para que sejam promovidas ações, debates e avaliações sobre os riscos de determinados comportamentos no trânsito durante os deslocamentos diários.

E a E-Moving como uma empresa que  pensa na mobilidade urbana e está inserida nesse cenário, também entende que é essencial um trânsito mais seguro. E, claro, abrirmos a discussão para que todos repensem sobre o que é necessário para que a segurança nas vias seja constante e para que possamos conviver pacificamente com todos os modais.

Aproveitamos para lembrar também, a importância dos itens de segurança para os ciclistas, como capacetes e coletes refletivos. A participação e envolvimento de todos para o bem-estar social, educação e segurança no trânsito é essencial e que essa seja uma pauta para todos os dias do ano e não somente em maio. Vale lembrar que um trânsito mais seguro é quando todos se respeitam e fazem sua parte!

Artigos Relacionados