Porque é tão importante que minha empresa seja ESG?

Porque é tão importante que minha empresa seja ESG?

quarta-feira, abril 13, 2022

A fundamentação da sigla ESG passou a ser discutida em 2003, onde os critérios ambientais, sociais e governamentais foram vistos como aspectos para tomadas de decisão nas empresas. A partir dos critérios ESG, as organizações podem definir as condutas adequadas as quais querem seguir. Dessa forma, antes de realizar qualquer tipo de investimento ou grande impacto interno ou externo, as organizações investigam a existência e aplicação dos critérios ESG na ação pretendida.

Posicionamento da marca

A partir do ano 2000, grandes e famosas empresas perceberam que apesar dos lucros aumentarem, alguns acidentes interferiam e acabavam por tomar parte dos valores internos. Assim foi assinado o Termo de Investimento Responsável por gestores de grandes organizações e posteriormente seria criada uma associação responsável pela criação dos critérios ESG.

Empresas do mundo todo passaram a praticar os critérios ESG em seus investimentos e foram atitudes essenciais em períodos de crise como em 2008 e 2009, onde maiores prejuízos foram evitados graças a esses critérios, reforçando ainda mais a importância das práticas ESG. 

Uma relação sólida de risco e retorno é criada: o aumento do retorno e a diminuição dos riscos acontecem simultaneamente.

Sustentabilidade e impacto social

Com o aumento da degradação ambiental e altos índices de poluição que causam o aquecimento global, o mercado passou a enxergar as empresas que estão alinhadas aos critérios ESG com bons olhos, fazendo assim, com que se destaquem no mercado. O meio ambiente e a responsabilidade social estão em evidência mais do que nunca e o público consumidor cobra um posicionamento das organizações.

A preocupação do cliente com a sustentabilidade ultrapassou o limite da escolha individual de cada um, hoje se reflete de forma expressiva no mercado financeiro e de consumo.

Comportamento do mercado

Atualmente, investidores têm priorizado ativos de empresas que assumam um compromisso com as melhores práticas ESG, essas empresas também causam um impacto positivo na sociedade. Um exemplo disso aconteceu no início de 2020, a maior gestora de ativos financeiros do mundo, a BlackRock, reconheceu a sustentabilidade como componente chave de sua abordagem de investimento. Com isso esse impulso, de um player tão relevante no mercado, levou diversos investidores a romperem com paradigmas do capital.

Pode-se afirmar que não existe crescimento e inovação sem ESG. Empresas que se preocupam em ocupar um bom lugar no mercado devem estar atentas.

Alguns benefícios que empresas passam a usufruir com os critérios ESG:    

– melhora significativa na gestão de risco das empresas;
– engajamento e aperfeiçoamento na performance dos colaboradores;
– promoção das ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente;
– aprimoramento das operações cotidianas dentro das empresas;
– aumento da lucratividade e diminuição de gastos inesperados.

O impacto do ESG não deve ser subestimado. São trilhões de dólares que validam a importância de contribuir para um mundo mais ético, saudável e justo, onde a transparência, a solidez e a resiliência são essenciais e a não adoção ou o não posicionamento de uma empresa, podem causar uma imagem negativa da marca, o que prejudica seu desenvolvimento.

Seja ESG através de bikes elétricas

Implementar ESG na sua empresa, pode ser o ponto chave para o reconhecimento de sua marca e a E-Moving oferece ESG através da mobilidade sustentável.

Com a bike elétrica na sua empresa, você terá o ambiental e o social, contribuindo para a redução do aquecimento global e emissões de carbono, diminuição da poluição do ar e da água, diminuição do desmatamento, relacionamento com o entorno, satisfação do cliente, engajamento e segurança de colaboradores e muitos outros.

Seja ESG e sustentável com a E-Moving, conheça todos os benefícios do futuro da mobilidade!

O que você achou dessa publicação?

0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.