Principais razões porque todos deveriam trabalhar de bicicleta
Empresas e Mobilidade, Mobilidade Urbana, Vantagens

Principais razões porque todos deveriam trabalhar de bicicleta

Qual meio de transporte você usa para ir trabalhar? Hoje vamos te dar alguns motivos para ir trabalhar de bicicleta

Apesar das grande melhoria na infraestrutura das ciclovias em muitas cidades, e principalmente em São Paulo, os brasileiros estão longe de serem um povo que vão trabalhar de bicicleta.

O que é uma pena, já que existem centenas de benefícios em pedalar enquanto vamos para o trabalho.

Acreditamos que, para termos cidades sustentáveis e vidas coerentes, precisamos desapegar cada vez mais de meios poluentes que danificam o ambiente e prejudicam nossa saúde.

Mesmo com tantos benefícios a favor do ciclismo, listamos as principais razões para pedalar enquanto está indo para o trabalho.

 

#1. Diversão

Ir pedalando para o trabalho é simples e divertido.

Muitas pessoas lembram de suas infâncias quando andavam de bicicleta pelo bairro com seus colegas, desejando ainda serem tão despreocupadas quanto antigamente.

Ir de bicicleta para o trabalho permite que você integre essa sensação de simplicidade e alegria em seu cotidiano.

Observe o seu entorno, ouça os pássaros e acene para os outros ciclistas enquanto você pedala.

Em breve, você vai desejar que seu trajeto fosse maior.

 

#2. Exercícios

Ir de bicicleta para o trabalho é algo que faz bem para você.

Embora as calorias exatas queimadas em um passeio de bicicleta variem, sua velocidade e topografia do terreno, o ciclismo queima, em média, tantas calorias quanto a corrida, com menos impactos negativos às articulações.

O ciclismo melhora o condicionamento cardiovascular e aeróbico, reduz a pressão arterial, aumenta a energia, constrói músculos e melhora a coordenação.

Elencar os benefícios para a saúde do ciclismo em seu deslocamento diário é tão fácil que parece até exagero.

 

#3. Felicidade

Andar de bicicleta para trabalhar deixa você mais feliz.

Ninguém acha que, sentar no trânsito, dirigir em uma cidade congestionada ou andar de transporte público lotado são atividades que acalmam e alegram.

Por outro lado, pedalar para o trabalho pode transformar seu deslocamento diário em uma terapia.

Inúmeros estudos mostram que o exercício diário do ciclismo pode reduzir o estresse, aliviar os sintomas da depressão, diminuir a insônia e reduzir a ansiedade.

Além disso, exercícios ao ar livre – tanto em contextos urbanos como rurais – aumentam a autoconfiança e melhora o humor geral.

 

#4. Faz bem ao cérebro

Ir de bicicleta para o trabalho deixa você mais inteligente.

Embora isso não vá transformar você no maior QI do mundo da noite para o dia, as pesquisas provam que o exercício moderado e diário pode prevenir o declínio cognitivo, aguçar a memória e o aprendizado geral do cérebro.

Portanto, mesmo que ir de bicicleta para o trabalho não o torne um gênio, no mínimo isso fará bem ao seu cérebro.

 

#5. Economia

Ir de bicicleta ao trabalho economiza dinheiro. Estima-se que um brasileiro médio gaste mais de R$ 3.000,00 por ano, apenas em combustível e troca de óleo.

Esse número é chocante, não é mesmo?! Se acrescentarmos o custo de manutenção, o reparo ocasional, o seguro e o custo exorbitante do estacionamento, teremos um número bem acima de 5 mil reais anuais.

Por outro lado uma bicicleta custa uma fração desse valor, e você pode até alugar uma, o que diminui severamente o seu custo.

Se compararmos o custo de uma bicicleta por ano e de um carro, teremos uma comparação desigual. Afinal, é muito mais barato optar pela bicicleta.

 

#6. Ar fresco

Para você e para os outros. O transporte tem grande responsabilidade nas emissões de gases de efeito estufa em todo mundo.

Enquanto um motorista sozinho em um veículo libera cerca de 1kg de CO² por quilômetro, o ciclista médio libera apenas 0,7g através da respiração.

Por outro lado, o uso de energia do ciclo de vida de uma bicicleta, desde sua fabricação, por um período de 15 anos é de 60 quilojoules por passageiro, em um sedã médio chega a 4027 quilojoules.

Isso é uma grande economia de energia com uma mudança simples.

 

#7. Conveniência

Um dos equívocos mais comuns sobre o ciclismo no trabalho é que ele é inconveniente.

Mas o que é mais inconveniente do que gastar 10 minutos procurando estacionamento todas as manhãs, ou ficar preso em um bloqueio inesperado a caminho do trabalho?

Quando você vai de bicicleta para o trabalho, encontrar um estacionamento é tão fácil quanto pensar em uma vaga.

Os ciclistas não ficam presos em engarrafamentos e não estão suscetíveis aos atrasos habituais na direção ou no transporte público, tornando a viagem de bicicleta mais rápida do que o deslocamento em centros urbanos.

 

#8. Segurança

Quanto mais ciclistas houver nas estradas, mais seguras elas serão.

Um estudo de 2008 da Universidade de New South Wales, determinou que a segurança no ciclismo é um ciclo virtuoso.

Quanto mais pessoas andando de bicicletas em uma cidade, menor o número de colisões entre pessoas e automóveis.

E isso não acontece simplesmente porque há menos carros. O comportamento do motorista realmente vai mudando para incluir práticas de condução mais segura quanto maior o número de ciclistas e pedestres.

Como a percepção da segurança relativa do ciclismo melhora com a diminuição das colisões, mais pessoas começam a andar de bicicleta. Ciclo virtuoso!

 

#9. Liberdade

Para a maioria das crianças, o momento em que elas perdem as rodinhas e aprendem a andar de bicicleta é a percepção da liberdade.

É um momento decisivo de muitas infâncias felizes. Então, a adolescência chega , com ela,  o carro vem para definir uma nova sensação de liberdade.

Mas, depois de alguns anos e muitas horas desperdiçadas em engarrafamentos ou circulando por minutos à procura de estacionamento, o carro começa a parecer mais com uma prisão.

Jogue fora os grilhões e encontre aquela sensação de liberdade novamente.

Explore a cidade no seu próprio ritmo, experimente uma nova rota, pare de tomar café a caminho do trabalho e descubra novos lugares.

O ciclismo abre avenidas, tanto literais quanto figurativas, para ver sua cidade de uma maneira totalmente nova.

 

E aí? Está convencido a ir trabalhar de bicicleta?

Como você pode concluir, trabalhar de bicicleta tem suas vantagens, principalmente quando comparamos o deslocamento de bicicleta com o deslocamento do carro.

Se você faz parte das pessoas que ainda não tinham motivos suficientes para deixar o carro em casa, tenho certeza que esse post fez você mudar de ideia.

Mas, se faz parte dos resistentes, fica aqui o nosso convite: faça um teste com nossas bikes elétricas! Temos certeza que a sua cabeça vai mudar depois da primeira vez que começar a pedalar para ir ao trabalho.

Agora, tudo que você precisa fazer é experimentar. Está pronto para ir trabalhar de bicicleta?

Artigos Relacionados