Qual o impacto da bike elétrica na vida do colaborador

Qual o impacto da bike elétrica na vida do colaborador

sexta-feira, junho 10, 2022

Com a chegada da pandemia, governos, pessoas e empresas passaram a ver com outros olhos o benefício da bicicleta na rotina das pessoas. O que antes era uma forma de lazer, atualmente se tornou uma forma de mobilidade para um grande número de pessoas. 

A bike elétrica, também conhecida como e-bike, se trata de um modelo que utiliza um sistema elétrico e bateria para dar aquela mãozinha na propulsão da mobilidade. Existe uma grande variedade de tipos, modelos e marcas de bicicletas elétricas, as mais leves atingem a partir de 20km/h, mas existem modelos que podem chegar até 45km/h. As baterias são recarregáveis e este é um modal que vem ganhando cada vez mais espaço e popularidade no Brasil e no mundo. 

Os registros das primeiras bicicletas elétricas são de 1895, fim do século XIX. Ogdem Bolton Jr. inventou um modelo que sem engrenagens alcançava 100 amperes, isso em 1895 e utilizando uma bateria de 10 volts. 

Já nos anos 1990, os sensores de controladores de potência foram inventados e neste início da era tecnológica o mercado de bicicletas elétricas começou a crescer. A diminuição do custo das bikes também foi um fator relevante, graças à redução do preço das peças elétricas e ao surgimento de novas tecnologias. 

A bicicleta elétrica é um dos modais de transporte com maior número de adeptos e isso tende a aumentar! Em 2009 foi estimado que 20 mil bicicletas elétricas já estavam ativas pelos Estados Unidos, já na Alemanha, que segue conforme toda a Europa em uma cultura mais forte do uso de bicicletas, a produção passava de 400 mil unidades. O Brasil ainda está engatinhando para conquistar uma maioridade nos fãs da bike elétrica já que a e-bike por si só possui um custo elevado e em sua grande maioria são modelos de marcas importadas o que inviabiliza ainda mais o custo. Entretanto, isso pode ser facilmente resolvido com o aluguel de bicicleta que a E-Moving oferece.

Seguindo com a tendência já declarada do aumento do uso da bicicleta elétrica, uma pesquisa realizada pela Aliança Bike diz que 56% de quem usa a bike elétrica como transporte, antes utilizava um automóvel. Isso mostra o grande potencial das e-bikes e a importância de investimentos adequados para que mais pessoas a utilizem.

Benefícios da bike elétrica 

São inúmeros os benefícios da bike elétrica, mas quando comparada a uma bicicleta convencional a praticidade ganha em disparada. Tanto a bike elétrica quanto a normal, são uma mobilidade não poluente e a circulação pela cidade é sem dúvida, mais prática e rápida quando comparada a um carro ou transporte público. 

Pessoas que possuem algum tipo de mobilidade reduzida ou limitação física, a bike elétrica também é uma alternativa fantástica: graças ao sistema elétrico o usuário atua com menos força motora para movimentação da e-bike, isso também favorece o impedimento do cansaço extremo e suor para chegar ao trabalho. 

A bike elétrica também incentiva o exercício físico ao mesmo tempo que é uma grande parceira em subidas, longos trajetos e no cansaço, isso porque a e-bike não trabalha sozinha, o usuário conta com toda essa ajuda, mas pedalar um pouquinho também é necessário.

Outro ponto importante é a redução de custos, já que a bicicleta elétrica não depende de combustível, nem leva multas, nem é necessário pagar IPVA ou outras despesas que um carro tem. Uma das principais e mais usuais alternativas é o aluguel de bicicleta para empresas, dessa forma o colaborador tem direito a utilizar uma bike elétrica com todos os benefícios listados acima e sem precisar investir um valor alto na compra.

Outra vantagem no aluguel de bicicleta para empresas é que o transporte ecológico, sem emissão de gases poluentes que a bicicleta elétrica promove, reflete diretamente nos índices de sustentabilidade da empresa, trazendo aumento desses índices e automaticamente a empresa possui dois, dos três critérios ESG com bicicletas elétricas. 

No campo da sustentabilidade, o aluguel de bicicletas para empresas também possui outra frente: o não descarte de bicicletas, mas sim o reuso. Na assinatura a bike elétrica conta com toda manutenção preventiva para que o transporte continue sempre em boas condições. Isso permite o melhor aproveitamento do atual usuário a e-bike e do futuro, ao ser repassada para outro interessado em uma nova assinatura. 

As baterias da bike elétrica anteriormente eram feitas de chumbo e outros materiais que contradizem a questão sustentável. Atualmente e inclusive os modelos de e-bike da E-Moving, as baterias são de lítio, que além de serem mais duráveis, com 400 a 2000 ciclos de recarga, são recicláveis. 

O incentivo do aluguel de bicicletas elétricas para empresas também promove outros benefícios internos como melhoria no employer branding, incentivo a atividade física por parte da empresa e melhora na qualidade de vida. O tempo que antes o colaborador passava parado no trânsito ou no transporte público, com a bike elétrica chega a ser a metade ou até menos. 

Também não existem grandes burocracias para pilotar uma bike elétrica, não é exigido habilitação e o condutor deve sempre optar por utilizar ciclovia/ciclofaixa e utilizar acessórios de segurança como capacetes. A bicicleta elétrica E-Moving atinge uma velocidade máxima de 25km/ h conforme norma brasileira.

Bicicleta elétrica para empresas

O começo da popularização das bikes elétricas pode vir das empresas em projetos que incentivem e facilitem o uso ou acesso às bicicletas elétricas, como o aluguel de bicicletas elétricas para empresas.

O incentivo do uso da e-bike está relacionado à qualidade de vida das pessoas e colaboradores de uma empresa, visando hábitos e uma vida mais saudável, conforme já descrito anteriormente.

A bike elétrica como uma alternativa ao transporte convencional ou público, contribui com a diminuição do trânsito em grandes centros, permite que o colaborador não esteja parado no congestionamento por longos períodos e favorece a qualidade do ar, com menos poluição e melhora na sustentabilidade do planeta. O fator custo também pode ser decisivo na hora de trocar o carro por uma bicicleta elétrica. 

Como a empresa pode incentivar o uso de bicicletas elétricas?

Isso parte do princípio: o RH. A política interna da empresa pode criar projetos de conscientização oferecendo a bicicleta elétrica aos seus colaboradores como alternativa ao transporte para economia de tempo, dinheiro e saúde.

Os planos de aluguel de bicicleta elétrica para empresas oferecidos pela E-Moving são pensados e desenvolvidos para se encaixar na necessidade de cada empresa. A E-Moving possui uma série de cases de sucesso de empresas que utilizam as bikes elétricas em diferentes finalidades, mas todas elas contribuem para a solução de um problema em comum: um transporte sustentável e alternativo aos demais já existentes no mercado.

No modelo de assinatura das bikes elétricas, a empresa não precisa se preocupar com nada, somente em ter tomadas disponíveis para o carregamento das baterias (carregador das baterias bivolt). Fora isso, a E-Moving oferece todo o suporte incluso no valor da assinatura, tais como manutenção preventiva, sistema leva e traz, atendimento e assistência técnica da bike, sistema elétrico e baterias, além de qualquer outra dúvida ou problema que a e-bike apresente. Os acessórios inclusos são cadeado, chave da bike elétrica, farol, buzina e o carregador da bateria.  

Conheça a E-Moving

Com sete anos no mercado de mobilidade elétrica a E-Moving vem inovando e transformando a forma de se locomover. Indique para sua empresa e conheça mais sobre os planos de assinatura da E-Moving no site: https://e-moving.com.br/.

Seja sustentável com a E-Moving. Vamos juntos transformar a mobilidade urbana!

O que você achou dessa publicação?

0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.