Qual o papel das empresas na preservação ambiental

Qual o papel das empresas na preservação ambiental

quinta-feira, junho 02, 2022

As organizações exercem um importante papel na sociedade frente às pautas sociais, econômicas e ambientais. A questão definidora do século é o meio ambiente e com isso, as empresas devem se apresentar de maneira condizente aos principais quesitos e orientações no âmbito de sustentabilidade.

A preservação ambiental é uma necessidade que abrange toda a sociedade em geral e com o constante crescimento das indústrias, o desenvolvimento sustentável precisa estar alinhado às práticas internas. A grosso modo, a preservação do meio ambiente é mais simples do que parece, basta a gestão da empresa em questão ter energia e disposição para colocá-las em prática de maneira mais efetiva. 

Começar é o mais importante, a empresa deve estabelecer compromissos internos e engajar a equipe de colaboradores neste movimento, quanto mais pessoas ativas no projeto, melhor. Os próprios colaboradores podem ser os idealizadores de ideias e ações para tornarem suas tarefas diárias mais sustentáveis, como a diminuição do desperdício, reciclagem, reutilização, uso responsável de recursos naturais, descarte adequado, entre outras ações. Uma postura sustentável requer transformação cotidiana, na produção e na mentalidade de todos os envolvidos. 

Também podemos relacionar as praticas sustentáveis internas de uma empresa a ESG, atualmente, investidores têm priorizado ativos de empresas que assumam um compromisso com as melhores práticas ESG, essas empresas também causam um impacto positivo na sociedade. Um exemplo disso aconteceu no início de 2020, a maior gestora de ativos financeiros do mundo, a BlackRock, reconheceu a sustentabilidade como componente chave de sua abordagem de investimento. Com isso esse impulso, de um player tão relevante no mercado, levou diversos investidores a romperem com paradigmas do capital.

Pode-se afirmar que não existe crescimento e inovação sem ESG. Empresas que se preocupam em ocupar um bom lugar no mercado devem estar atentas.

Alguns benefícios que empresas passam a usufruir com os critérios ESG:    

– melhora significativa na gestão de risco das empresas;

– engajamento e aperfeiçoamento na performance dos colaboradores;

– promoção das ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente;

– aprimoramento das operações cotidianas dentro das empresas;

– aumento da lucratividade e diminuição de gastos inesperados.

O impacto do ESG não deve ser subestimado. São trilhões de dólares que validam a importância de contribuir para um mundo mais ético, saudável e justo, onde a transparência, a solidez e a resiliência são essenciais e a não adoção ou o não posicionamento de uma empresa, podem causar uma imagem negativa da marca, o que prejudica seu desenvolvimento.

Aluguel de bicicleta para empresas

O aluguel de bicicleta para empresas é uma das ações que podem ser trabalhadas e possuem um grande impacto ambiental. O tráfego é responsável por 60% das emissões de gases poluentes do efeito estufa na cidade de São Paulo, isso significa muita poluição e gás carbônico. 

O tempo médio no deslocamento casa-trabalho dos colaboradores é de 1h30min e na maior parte dos casos a distância é de poucos quilômetros. Todo esse tempo é devido ao trânsito intenso de carros pelas ruas. O aluguel de bicicleta para empresas pela E-Moving soluciona este problema, já que uma bicicleta elétrica não fica parada no congestionamento e ainda anda mais rápido que um carro com pouco esforço físico. 

Outras duas questões resolvidas são a de custo, já que a bicicleta elétrica não depende de combustível, IPVA, não gera multas e outras despesas, e o principal: não emite gases poluentes. A bicicleta elétrica é um transporte sustentável e livre da emissão de CO2. Com o aluguel de bicicleta para empresas a corporação oferta um transporte sustentável aos seus funcionários e consequentemente também se beneficia: uma bike elétrica oferece duas das três imposições para uma empresa ser ESG, trata-se do ambiental e social.   

Implementar ESG na empresa, pode ser o ponto chave para o reconhecimento de sua marca e a E-Moving oferece ESG através da mobilidade sustentável.

Com a bike elétrica a empresa terá o ambiental e o social, contribuindo para a redução do aquecimento global e emissões de carbono, diminuição da poluição do ar e da água, diminuição do desmatamento, relacionamento com o entorno, satisfação do cliente, engajamento e segurança de colaboradores e muitos outros.

Outra possibilidade no aluguel de bicicletas elétricas para empresas em uma mobilidade mais sustentável é a de substituir motos ou pequenos carros de transporte interno por uma bicicleta elétrica. A e-bike também é projetada para suportar pesos e efetuar transportes ou entregas e essa é mais uma forma de ser sustentável internamente.

Como ser sustentável dentro da empresa

Os efeitos das mudanças climáticas são sentidos diariamente por todo o mundo. Chuvas fora do normal, calor fora do normal, frio fora do normal, seca fora do normal, a verdade que o “normal” de antes já não se aplica mais aos dias atuais e isso requer uma mudança de comportamento urgente. 

Grande parte da poluição que gera o efeito estufa é decorrente da produção de empresas e apesar das instituições pensarem que um modelo sustentável irá elevar os custos internos, na prática é justamente o contrário. 

Ações como:

  • gestão de resíduos;
  • reciclagem;
  • reuso de água;
  • uso de energia solar;
  • metas para diminuição das emissões de carbono;
  • responsabilidade na gestão de recursos naturais;
  • respeito à legislação ambiental;
  • projetos educacionais para conscientização e adoção das medidas ambientais por todos os colaboradores internamente e fora da empresa;
  • diminuir o uso de plastico;
  • melhorar a durabilidade dos produtos fabricados;
  • adoção de itens reciclados, como papel;
  • eliminar o uso de copos descartáveis

são algumas atitudes simples que podem causar um grande impacto no meio ambiente e nos índices de sustentabilidade da empresa. 

Ao aderir uma postura verde a empresa também é melhor vista pelo mercado, seus concorrentes e seus clientes. Segundo dados divulgados em matéria da Revista Exame, 64% dos consumidores do mundo estão mais atentos e ligados a empresas que realmente se importam com a sociedade e meio ambiente, já no Brasil este número chega a 82%

A sustentabilidade no Brasil é um assunto delicado, já que a Amazônia, maior floresta tropical do mundo e considerada por muitos como o “pulmão do mundo”, sofre intensamente com o problema de queimadas e desmatamento. Ano a ano a floresta diminui, entre agosto de 2020 e julho de 2021 a área desmatada  da amazônia foi de 13.235 km², a maior desde 2006. O desmatamento compromete a capacidade da Amazônia em absorver gás carbônico, o que resulta na piora do efeito estufa. Então quanto mais pudermos fazer, melhor. O mundo agradece!

Conheça a E-Moving!

Com sete anos no mercado de mobilidade elétrica a E-Moving vem inovando e transformando a forma de se locomover. Indique para sua empresa e Conheça mais sobre os planos de assinatura da E-Moving no site: https://e-moving.com.br/.

Seja sustentável com a E-Moving. Vamos juntos transformar a mobilidade urbana!

 

 

 

 

O que você achou dessa publicação?

0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.