Semana do meio ambiente: consumo consciente e sustentável

Semana do meio ambiente: consumo consciente e sustentável

quarta-feira, junho 01, 2022

O mês de junho é marcado por uma data importante em prol da sustentabilidade e preservação do planeta: a Semana Mundial do Meio Ambiente ou também conhecida como, Semana Internacional do Meio Ambiente. A data tem relação com 5 junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, que é considerada a maior data internacional sobre o tema. Liderado pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e realizado anualmente desde 1974, o evento se tornou a maior plataforma global sobre pautas ambientais com a participação de milhões de pessoas. 

A cada ano um país e tema é escolhido para nortear o evento, em 2022 irá acontecer na Suécia com temática principal: “Uma só Terra”. O foco é de uma vida mais sustentável, em harmonia com a natureza, o planeta e seus recursos naturais, a pauta também segue em direção de uma das principais discussões nos debates internacionais sobre meio ambiente, o consumo e produção responsáveis, tema que também faz parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Especialistas chamam atenção para a necessidade de repensar sobre o consumo desenfreado que impacta diretamente na preservação do planeta com mais geração de materiais e consequentemente mais lixo.

A cidade de São Paulo, por exemplo, é considerada a quarta mais poluída do Brasil e atitudes simples podem fazer a diferença. O aluguel de bicicletas em São Paulo é uma delas, além de reduzir a emissão de gases poluentes do efeito estufa na atmosfera, também favorecem a diminuição da geração de lixo, já que o mesmo produto pode ser reutilizado ou compartilhado por outras pessoas. O aluguel de bicicletas em São Paulo já possui grande relevância e se bicicleta for elétrica acontece a união do sustentável com o viável, tanto para o planeta, como para o ciclista.     

Consumo consciente e sustentável

Para iniciarmos este tema, é importante ter em mente que é necessário partir do princípio de que obter informações de fontes confiáveis é essencial. Existem diversos estudos, autoridades e especialistas que discutem essa área e falam com propriedade sobre o tema, um deles é o professor Carlos Alberto Mendes, que ministra os cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental da Universidade UNISINOS (Vale do Rio dos Sinos) e estuda a questão ambiental há 30 anos.  Segundo ele, é preciso ser mais crítico com o que consumimos e lembrar que o planeta é finito. “Acumulamos coisas porque é bonito, e não porque é funcional. A pessoa tem uma tesoura e não se satisfaz. Então, compra outra com um design diferente e fica com duas para a mesma função”.

O consumo responsável é uma iniciativa que vem ganhando espaço, circulando na sociedade e redes sociais nos últimos anos. No entanto, a velocidade é mais lenta que o mercado que impõe o consumo. 

Na prática, o consumo consciente começa longe da ação de comprar sem a necessidade ou não, mas sim na base de preservar o meio ambiente e ter consciência do consumo do que vem da natureza, como a preservação de florestas e reflorestamento. “Quanto mais florestas tivermos, e um ambiente natural preservado, mais chances teremos de resolver os problemas ambientais causados pelo ser humano”, diz o professor. 

Dicas para um dia a dia mais sustentável

Opte por uma mobilidade sustentável

Os veículos a combustão são responsáveis por 60% da poluição em São Paulo e para mudar essa realidade existem algumas opções:

– Faça o aluguel de bicicleta em São Paulo:  a bicicleta não é emissora de gases poluentes e ainda incentiva o exercício físico. O aluguel de bicicleta elétrica em São Paulo através da E-Moving ainda oferece o conforto do esforço físico ser reduzido em longos trajetos ou subidas. A bicicleta também não possui custos com combustível e nem fica parada no congestionamento dos horários de pico. Outra vantagem do aluguel de bicicleta elétrica em São Paulo é que as manutenções preventivas ficam por conta da E-Moving e você não estará gerando lixo pois com o aluguel a e-bike pode ser compartilhada com outra pessoa após a finalização do seu contrato de assinatura.  

– Utilize transporte público: outra opção sustentável é utilizar o metrô, trem ou ônibus que oferecem maior fluidez no trânsito, já que transportam mais pessoas em um único espaço. Quanto mais pessoas utilizarem o metrô em substituição aos veículos a combustão, menor será a quantidade desses veículos pela cidade, ou seja: menos CO2 e menos impacto no meio ambiente.

Fique atento às compras

Troque legumes e verduras convencionais por organicos. Além disso, aderir ao não consumo de carne pelo menos um dia na semana colabora para a redução da emissão de carbono, é só trocar a carne por um alimento com alto teor de proteínas, como grão de bico, soja, lentilha e outros. A pecuária é grande produtora de gases do efeito estufa, além de precisar de grandes volumes de água para a criação do gado.

Avalie o produtor

Sempre dê preferência ao produtor e marcas locais, além do desenvolvimento da economia local, este hábito também irá reduzir as emissões de gases do efeito estufa relacionados ao transporte de mercadorias e embalagens.

Prefira empresas sustentáveis

 Pesquise sobre as empresas dos produtos que você consome e como elas impactam o ambiente. Existem denuncias de descarte incorreto de materiais ou desnuncias de trabalho infantil ou esccravo? Há testes em animais? A empresa é comprometida com práticas ambientais ou possui algum selo verde? Algumas dessas perguntas são importantes pois impactam o meio ambiente e a comunidade ao entorno.

Fuja do plástico

Utilizar itens como garrafas ou copos reutilizáveis, levar sacolas retornáveis ao ir no mercado e abolir as sacolinhas plásticas são dicas simples para aderir ao consumo sustentável. Ações como essas reduzem a quantidade de plástico no lixo e oceanos.  Apenas 7% do lixo plástico é reciclado no mundo.

Compre menos

Reflita se realmente precisa do comprar determinado produto ou se é apenas um desejo do hábito consumista. Compras impulsivas nos fazem possuir itens que às vezes mal são usados e quando a compra realmente for necessária, opte por produtos de qualidade que tenham maior durabilidade, assim você reduz a produção de resíduos. O seu bolso e o planeta agradecem!

Conheça a E-Moving

Implementar uma mobilidade elétrica na sua empresa pode ser o ponto chave para o reconhecimento de sua marca e a E-Moving oferece ESG através de mobilidade elétrica sustentável. 

Com sete anos no mercado de mobilidade elétrica a E-Moving vem inovando e transformando a forma de se locomover. Indique para sua empresa e Conheça mais sobre os planos de assinatura da E-Moving no site: https://e-moving.com.br/.

Seja sustentável com a E-Moving. Vamos juntos transformar a mobilidade urbana!

 

O que você achou dessa publicação?

5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.