Semana mundial sem carro, experimente outros jeitos de se locomover!
Geral

Semana mundial sem carro, experimente outros jeitos de se locomover!

O Dia Mundial Sem Carro é uma data celebrada no dia 22/09 em cidades do mundo todo, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Sua essência é que as pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade de uma forma mais saudável e sustentável.

Sabemos que é grande o potencial de formação de novos ciclistas visto que andar de bicicleta sempre foi algo prazeroso e agradável, principalmente quando se encontram reunidas condições favoráveis para boas pedaladas. 

Muitas vezes não pensamos na bicicleta como um meio de transporte. Porém é necessário sugerir e recordar que a bicicleta pode constituir um meio de deslocamento eficaz e sustentável. 

Um documento feito pela União Europeia, lista os benefícios da utilização das bicicletas e entre eles estão:

 

  • Economia: diminuição da parte do orçamento familiar consagrada ao automóvel, redução das horas de trabalho perdidas nos congestionamentos e redução das despesas médicas graças aos efeitos do exercício físico regular; 
  • Social: democratização da mobilidade, melhor autonomia e acessibilidade de todos os equipamentos, tanto para os jovens como para a terceira idade, principalmente com os modelos elétricos;
  • Sustentável: faz bem ao planeta, não polui e traz uma noção de equilíbrio ecológico, redução da dependência energética e poupança de recursos não renováveis; 

 

A Holanda, clássica por suas bicicletas,  tem 17 milhões de habitantes para 23 milhões de bicicletas, 84% da população tem pelo menos uma. Pensando nisso, o país inaugurou o maior estacionamento de bikes do mundo. Com vagas para mais de 12.00 bicicletas, sob a praça da estação de metrô central. De três andares, tem acesso pela rua e é possível percorrê-lo pedalando até encontrar uma vaga. Possui um túnel que conecta com o pátio e as plataformas da estação de trem. Veja mais aqui!

Copenhague, na Dinamarca, considerada uma das melhores cidades do mundo para pedalar, atingiu um feito histórico em 2016. Pela primeira vez, a quantidade de bicicletas ultrapassou a de carros circulando na capital do país. A medição do tráfego na região central é feita desde 1970.

Em 2016, o número de bikes chegou a 265.700 e o de carro foi de 252.600. Houve um crescimento de 13% no total de bicicletas em comparação com 2015, o que representa 35.080 a mais. Saiba mais aqui! 

Como podemos perceber, as bicicletas são uma tendência, não poluem, ocupam pouco espaço, são a melhor forma de ir a lugares de curtas a médias distâncias e ainda trazem mais qualidade de vida e uma forma mais sustentável de se locomover pela cidade. Esperamos que no futuro tenhamos mais notícias assim e que o Brasil possa ser destaque em notícias como essa e que cada vez mais troquemos as formas de locomoção poluentes por mais limpas e saudáveis.
Entre neste movimento, troque seu carro por uma bike e descubra a cidade! 

Artigos Relacionados