Síndrome de Burnout: Como evitar!
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Síndrome de Burnout: Como evitar!

O Eduardo Linardi é formado em educação física pela FMU-SP e em Yoga pelo método Superioga e pela Instituição Holística Paulo Junqueira. Desde muito cedo a atividade física faz parte da vida dele, praticando diversas modalidades como: Bicicleta, natação, calistenia, musculação e Superioga. Atualmente trabalha para o método Superioga e atende no Studio Body Expression que fica em Moema.

Edu, como podemos fazer para  equilibrar a vida nessa correria de hoje em dia?

Tudo começa pela mudança dos padrões de comportamento, ou seja, adotar hábitos saudáveis como trocar o elevador pela escada, ou a entrega de alimentos fast food por uma ida ao mercado mais próximo de casa, caminhando onde irá escolher alimentos frescos e ao seu gosto para prepara-los, isso tudo feito com atenção plena, ou seja, estar presente de corpo e mente em cada situação da sua vida, passando assim a viver uma nova consciência sobre suas ações.

Pode nos explicar um pouquinho sobre burnout? E como o exercício/yoga ajuda nesse contexto? 

Síndrome de Bornout, é o esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J.Freudenberger cuja a causa está intimamente ligada a vida profissional. Essa Síndrome é mais comum em profissionais que atuam sobre pressão constante, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalista entre outras. A Síndrome envolve nervosismo extremo, problemas físicos e mentais, como dor de barriga, cansaço excessivo, tonturas, insonia e deficit de atenção. Sentimentos de fracasso ou insegurança também são comuns, além de pensamentos negativos, alteração de humor, isolamento, fadiga, pressão alta e dores musculares. Normalmente os sintomas surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias.

Por essa razão muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro, então procure a orientação de um profissional da área da saúde mental. A atividade física bem como o Yoga ajuda em muito a reduzir os níveis de estresse. Primeiramente pela própria respiração executada de forma lenta e profunda, somente pelo nariz auxilia muito a troca gasosa de CO2 por O2, ou seja, ela irá diminuir os níveis de CO2 na corrente sanguínea bem como haverá a redução dos hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalina e irá elevar os níveis de dopamina e serotonina que nos trazem a sensação de prazer e relaxamento bem como o equilíbrio da frequência e da pressão arterial.

Como o trânsito e o estresse influenciam nosso corpo? 

A instabilidade emocional do condutor ao assumir o volante é marcante nesse cenário, onde o mesmo se ajustará ao ambiente presente e ao estresse que afeta o comportamento gerando ações negativas e como consequência, surgem sentimentos e sintomas que influenciam o condutor podendo deixá-lo agressivo, alerta, ou até mesmo cometer um ato violento.

Como a bicicleta ajuda a evitar o Burnout na sua percepção?

A bicicleta por ser um veículo de maior mobilidade e a sensação de liberdade unida ao movimento corporal (atividade física) ajuda muito o indivíduo a sair da rotina, que é o de passar horas no trânsito sentados em seus automóveis ou muita vezes em pé em um ônibus, isso unido a jornada de trabalho tende a desenvolver a Síndrome de Bornout.

Tem algumas dicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas?

Acredito que a troca de velhos hábitos nocivos e negativos a saúde deva ser progressiva, cada um tem o seu tempo. Buscar novos hábitos de vida que lhe tragam benefícios a saúde, como por exemplo, o uso da bicicleta,  inclusive, para as pessoas com pouca prática sobre duas rodas mas sempre com muito cuidado.  Outra dica é de que busque um equilíbrio mental, seja ele feito por meio de uma meditação ou também a prática de uma atividade física, que pode ser, como recomendado pela Organização mundial da Saúde (OMS), de 30 minutos diários (5X por semana) de atividade física totalizando 150 minutos semanais.
Todos podem investir uma pequena parte do seu tempo para si próprio, otimizando assim a sua rotina e o seu tempo para praticar qualquer atividade física e com isso os a melhora da saúde física e mental.

 

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