Turismo sustentável: viajar preservando o meio ambiente

Turismo sustentável: viajar preservando o meio ambiente

quinta-feira, agosto 04, 2022

As férias escolares de julho acabaram, mas grande parte das famílias já começaram a se programar para as próximas férias, as de dezembro e janeiro. Fazer uma programação que une diversão, descanso e ensino, tanto para crianças, quanto para os adultos, pode ser um caminho prazeroso para todos. 

Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), só em 2019 foi registrado 1,4 bilhão de viagens internacionais (sem contar o turismo doméstico), um número recorde até agora. A estimativa é que esse número chegue a 1,8 bilhão em 2030. 

O setor de turismo é responsável por mais de 10% do PIB mundial e um a cada dez empregos no planeta são do segmento. Toda essa movimentação representa grandes investimentos, emprego, produtos de exportação, mas também significa aumento das emissões de gases do efeito estufa, esgotamento de recursos naturais, aumento de lixo, exploração de mão de obra e muitos outros problemas.

Com o crescimento acelerado de viagens, principalmente após a pandemia, é essencial que o turismo se transforme em um setor sustentável e que gerem menos impactos negativos, tanto para o ser humano quanto para o planeta. Cabe a toda população repensar e construir um turismo responsável.

O turismo sustentável se caracteriza por atender os turistas e suas necessidades sem prejudicar o meio ambiente e todo o espaço ao redor. Dessa forma, é possível minimizar os impactos ambientais provocados por ações humanas promovendo renda para a comunidade local. O contato com a natureza por si só já é um grande atrativo turístico, sejam montanhas, praias, cachoeiras, a sustentabilidade é essencial para o crescimento do turismo de forma equilibrada, preservando o meio ambiente e cultura do local.

Um exemplo de sustentabilidade no turismo é utilizar rios e mares como pontos de visitação. Esses locais podem ser explorados de maneira responsável com atividades que visem a diversão responsável a esses recursos naturais, não causando nenhum tipo de dano a eles e ao redor deles. 

Existem locais no Brasil e no exterior que itens e transportes específicos são proibidos aos turistas pelo risco de comprometer a natureza do local. Exemplo disso é Fernando de Noronha onde não é permitido entrar com sacolas plásticas para que elas não chegam aos oceanos e prejudiquem a vida marinha, também existem outros paraísos localizados no Rio de Janeiro, Bahia e Pará onde a presença de carros não são permitidas, o meio de transporte é bicicleta, barco ou charrete. 

A OMT define o turismo sustentável como: “O turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”.

Bicicleta elétrica

O transporte via queima de combustíveis fósseis, como carros e motos tradicionais são um grande problema para meio ambiente, é ainda mais em locais mais próximos à natureza onde o turismo sustentável é essencial para manter intacta a vida ali presente, são árvores, lagos, animais, plantas, um ecossistema inteiro e completo que precisa ser cuidado. 

Optar por modalidades não poluentes é a chave para contribuir com o meio ambiente de forma geral e ainda aproveitar ainda mais a viagem. A bicicleta elétrica, por exemplo, permite percorrer uma distância significativa com pouco esforço físico, afinal, o objetivo é descansar e aproveitar a paisagem do local. Além do esforço reduzido, a bicicleta elétrica é ideal para se desconectar, aproveitar o ar puro e se sentir mais próximo da natureza. 

Além dos inúmeros benefícios de optar por uma bicicleta elétrica durante a viagem, a parte sustentável também não poderia ficar de fora, a bike elétrica é como qualquer outra bike: não emite gases poluentes e só contribui com o meio ambiente, mas com mais conforto. 

A E-Moving oferece assinatura de mobilidades elétricas para empresas e no plano benefício, os colaboradores podem receber a bicicleta elétrica para utilizarem quando e onde quiserem, inclusive em viagens.

Mobilidades elétricas

O turismo sustentável visa reduzir os impactos negativos causados pela ação do homem e viajar para descobrir um novo destino respeitando a cultura, o meio ambiente, as pessoas, tradições locais e recursos naturais, irão tornar a viagem ainda melhor. 

Para que toda essa preservação aconteça, é necessário que regras para visitação sejam criadas e cumpridas visando evitar que as ações dos turistas prejudiquem aquele local. É através dessas normas que acontece a preservação, proteção a vida ao mesmo tempo em que a economia se mantém forte e ativa, é a união da responsabilidade com o desenvolvimento. 

As ações do turismo sustentável são importantes e muito eficientes para criar e desenvolver a consciência socioambiental do visitante, dessa forma ele irá entender a importância de preservar o local, de como simples ações podem impactar um ecossistema inteiro presente ali, afetando o meio ambiente e prejudicando as futuras gerações.

Conheça a E-Moving!

Atualmente existe para as empresas uma grande preocupação referente às responsabilidades ecológicas e sociais dentro da corporação As práticas ecológicas e sustentáveis em uma empresa podem ser despertadas por diferentes frentes, como visão positiva do cliente e investidores, equiparação com a concorrência, preocupação e senso de responsabilidade ambiental e com o entorno, entre outros.

Independente do motivo, é fato: empresas que possuem práticas sustentáveis são mais bem vistas e saem na frente das demais.

Com uma mobilidade elétrica a empresa terá o ambiental e o social, contribuindo para a redução do aquecimento global e emissões de carbono, diminuição da poluição do ar e da água, diminuição do desmatamento, relacionamento com o entorno, satisfação do cliente, engajamento e segurança de colaboradores e muitos outros.

Implementar uma mobilidade elétrica dentro da empresa pode ser o ponto chave para reconhecimento de marca e a E-Moving oferece ESG através de mobilidade elétrica sustentável.

Com sete anos no mercado de mobilidade elétrica a E-Moving vem inovando e transformando a forma de se locomover. São planos de assinatura personalizados que se adequam a necessidade da empresa. Indique para sua empresa e conheça mais sobre os planos de assinatura de motos elétricas e bicicletas elétricas no site: https://e-moving.com.br/.

Seja sustentável com a E-Moving. Vamos juntos transformar a mobilidade urbana!

O que você achou dessa publicação?

0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.