As empresas estão cada vez mais preocupadas em garantir boas condições de trabalho aos seus colaboradores, mas esse olhar focado em saúde e bem-estar vai muito além do que já existe hoje, não é à toa, que nos últimos anos as organizações têm ampliado sua percepção sobre a importância de expandir os programas focados em saúde e qualidade de vida, afinal, o maior ativo das organizações são as pessoas e cuidar delas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

O deslocamento de casa para o trabalho é um desafio para muitas pessoas, sobretudo, nos grandes centros, onde o congestionamento é um fator que contribui para o aumento da carga de estresse e ansiedade de quem precisa encarar diariamente o trânsito das metrópoles brasileiras. 

Nos últimos anos, grandes cidades do mundo compreenderam na prática a importância de inserir outras opções de transporte para além dos meios tradicionais. Nos países da Europa a bicicleta já faz parte da cultura da população, é um hábito bem comum.

Essa temática ganhou ainda mais destaque, não por ser uma nova opção de locomoção, mas sim, por oferecer muitos benefícios à saúde física e mental, possibilitando o acesso aos espaços de maneira simples e saudável.

Neste artigo, vamos te mostrar a importância de motivar os funcionários na criação de hábitos mais saudáveis, isso pode ser complementado a partir do uso da bicicleta como meio de transporte de casa para o trabalho. 

Quer entender mais sobre o tema? Então confira o artigo na íntegra, vem! 

Expansão da qualidade de vida

Pedalar é sinônimo de qualidade de vida, nos últimos anos o número de ciclistas no Brasil aumentou significativamente, não é apenas uma alternativa de locomoção, mas uma mudança completa no estilo de vida e na maneira como cada pessoa se relaciona com a cidade. 

Andar de bicicleta tem diversos benefícios para saúde física e mental, um estudo realizado em 2018, pela Associação Americana do Coração, mostrou que essa prática pode reduzir o risco de ataques cardíacos entre 11% a 18%.

Viver mais e com qualidade de vida é uma preocupação geral para a maior parte das pessoas, ou seja, vale muito a pena trocar os transportes tradicionais por opções mais saudáveis. Confira os principais benefícios para sua saúde:

  • Melhora na saúde cardiovascular;
  • Aumento da força muscular e flexibilidade;
  • Postura e coordenação aprimoradas;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Redução dos níveis de gordura corporal;
  • Prevenção de doenças.

Mais produtividade e motivação

Praticar atividade física regularmente traz impactos positivos para saúde em todos os aspectos, inclusive no âmbito psicológico e cognitivo. 

Pedalar com frequência ajuda a melhorar sua disposição física e mental trazendo mais energia e motivação para executar tarefas do cotidiano no âmbito do trabalho, isso também proporciona uma série de benefícios na sua produtividade e mantém sua motivação em alta.

Agilidade de locomoção

Encarar a rotina diária de usar transporte público ou carro particular é um desafio para milhares de trabalhadores no Brasil, as cidades cresceram exponencialmente nos grandes centros e os programas de mobilidade não acompanharam esse ritmo, o uso das bicicletas tornou-se uma das melhores possibilidades de fugir deste cenário e ainda ganhar mais qualidade de vida.

Você já pensou que incrível seria sair de casa sem passar um tempão no ponto de ônibus ou até mesmo não precisar gastar com estacionamento? Isso é possível, sobretudo, porque utilizar uma bike traz facilidades e conforto nesse sentido.

Bike como transporte: conheça os principais ganhos para sua empresa

Você já conhece os principais pontos positivos de incentivar seus colaboradores a utilizar a bicicleta como meio de transporte, agora, você saberá como isso pode ajudar sua empresa, vale a pena conferir!

Redução de custos

Não é segredo que vale-transporte e o auxílio combustível são dois benefícios que oneram as empresas, além disso, também tem o custo do carregamento de cartões e toda logística interna para viabilizar o andamento desses processos. A E-Moving pode ajudar sua empresa a implementar essa nova cultura de vida na sua empresa, nosso serviço de e-bike irá te ajudar a reduzir os custos e oferecer novas alternativas que promovam mais saúde aos seus colaboradores.

Mais engajamento e produtividade

Quando o colaborador tem hábitos mais saudáveis como pedalar, os dois lados tendem a ganhar, esse é um benefício comum para todos os envolvidos. Enquanto o colaborador ganha mais qualidade de vida, a empresa se beneficia também, já que pessoas que trabalham motivadas e engajadas tendem a produzir com mais qualidade. 

Mas afinal, vale a pena investir em bikes?

Um dos grandes desafios de quem planeja a mobilidade urbana das cidades é reduzir o índice de carros nas ruas, afinal, as cidades não comportam mais os novos veículos que chegam as ruas todos os anos, potencializando o aumento do trânsito. 

Investir em bicicletas pode ajudar na redução do tráfego de veículos, sobretudo em horários de grande circulação, ou seja, mais fluidez e menos tempo parado em congestionamento.

Reduzir a circulação de veículos beneficia também o meio ambiente, já que os carros são um dos principais poluidores, em resumo, reduzir os índices de emissão de CO₂ traz ganhos para a atmosfera e também para a saúde de todos.

Por fim, o incentivo ao uso da bike como transporte para ir ao trabalho proporciona diversos benefícios para toda sociedade, não apenas para as organizações e seus funcionários, mas também para o meio ambiente e acima de tudo, para o mundo que cada um de nós está ajudando a construir

Quer entender como sua empresa pode começar a transformação do mindset e incentivar o uso de bicicleta para ir ao trabalho? 

Fale conosco, temos uma equipe especializada que poderá te ajudar nesse processo. Converse com a E-Moving!